Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Detran é alvo de investigação do Ministério Público Federal

Detran é alvo de investigação do Ministério Público Federal

O Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran) está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suspeita de privilegiar uma empresa de emplacamento e vistoria de veículos em detrimento de outras concorrentes.

Denúncia diz que Detran favoreceu uma empresa

MPF instaurou inquérito civil para apurar denúncias de irregularidades no Detran (Foto: Google Street View)

Instaurado na semana passada, o inquérito civil foi publicado na última quinta-feira, 15, e partiu de denúncia anônima, que apontou para o aumento de 100% nos valores cobrados aos proprietários de veículos. A portaria data de agosto do ano passado.

O MPF considerou que a irregularidade, se confirmada, representa uma infração à ordem econômica, criando um monopólio e gerando prejuízo aos proprietários de veículos.

No documento, a procuradora da República Luisa Astarit Sangoi determina ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que se manifeste sobre o teor da Resolução 466/2013, “na qual transferiu aos estados a possibilidade de delegar o exercício do poder de polícia, atinente para realização de vistorias, às empresas privadas, em flagrante violação ao previsto em lei”.

O Detran terá que apresentar esclarecimentos e/ou documentações para explicar os “supostos privilégios oferecidos a determinada empresa do ramo de emplacamento e vistoria de veículos”, em desacordo com as resoluções do Contran.