Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Agricultor de 22 anos se destaca na produção de hortaliças e frutas no AM

Ele foi o único com projeto aprovado para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar do estado

Agricultor de 22 anos se destaca na produção de hortaliças e frutas no AM

Em um ano, o produtor rural de Urucurituba, Deni da Silva Marinho, de 22 anos, conseguiu se destacar pelos bons resultados na atividade de olericultura, que é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças, além de apresentar bastante potencial no segmento de fruticultura e culturas industriais.

Agricultor de 22 anos foi o único com projeto aprovado (Divulgação)

O agricultor conta que trabalhava na lavoura e com gado, junto do pai, desde os 8 anos de idade. Mais tarde, ele trabalhou sozinho na própria lavoura por dois anos, e hoje conta com o auxílio de um irmão. 

Atualmente, o produtor rural tem três hectares de horticultura com cebolinha, coentro e pimenta de cheiro; um hectare de fruticultura com banana, cacau e mandioca; e uma plasticultura de pimenta doce e alface. Nos próximos dias, Deni estará trabalhando com a cultura do maracujá. Entre 2018 e 2019, a renda agropecuária de produção estimada foi de R$ 45.700.

O agricultor afirma que pretende aumentar sua área de cultivo, pois tem percebido que há mercado local para comercializar seus produtos. “Estou esperando também as mudas de maracujá ficarem maiores para iniciar este cultivo, e pretendo também voltar a criar gado”, afirmou.

Preme – No último dia 4 de abril,  Deni recebeu a notícia de que foi contemplado no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Ele foi o único com projeto aprovado para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar do estado. Neste ano, também, Deni deve fornecer suas produções para as escolas municipais, por meio de uma de parceira com a Prefeitura de Urucurituba.

“Isso mostra que, quando o produtor rural ou o agricultor familiar quer ampliar seus negócios por meio da produção, o Idam pode auxiliar. Outro detalhe importante é estar com a documentação em dia para ser aprovado em programas públicos”, detalhou Ronan.

Para facilitar a produção, o próprio Deni prepara suas ferramentas para o cultivo. Ele explica que em Urucurituba não encontra, por exemplo, peças de irrigação prontas. “Vejo algum detalhe na internet e vou adaptando com o que temos. Recentemente, criei um aspersor que tem um jato de água de 12 metros, e assim consigo regar a lavoura”, pontuou.

(*) Com informações da Assessoria