US - R$ 3,92

×

Aliado de Amazonino é escolhido ‘Líder do Governo’ de Wilson Lima

Carlinhos Bessa (PV) foi um dos principais apoiadores da candidatura de Amazonino Mendes no município de Tefé, nas eleições de 2018


O deputado eleito Carlinhos Bessa (PV), que caminhou nas eleições de 2018, no primeiro e no segundo turno com o ex-governador Amazonino Mendes (PDT), foi escolhido para ocupar o cargo de ‘Líder do Governo’ de Wilson Lima (PSC). A escolha foi confirmada nesta terça-feira, 5, durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

Carlinhos Bessa que é irmão do prefeito de Tefé, Normando Bessa (PMN), foram um dos principais apoiadores da candidatura de Amazonino, no município.

Carlinhos Bessa foi um dos principais apoiadores de Amazonino Mendes. (Divulgação)

Eleições

No 1° turno das eleições, os apoiadores de Amazonino em Tefé conseguiram levar para as urnas 12.047 mil votos. O segundo mais votado no município foi David Almeida (PSB), que obteve 8.788 mil votos, o terceiro colocado foi o senador Omar Aziz (PSC), que obteve 5.017 votos. Wilson Lima foi o último colocado, com 1.267 votos.

No segundo turno das eleições, o candidato de Carlinhos Bessa e do irmão, o prefeito Normando Bessa recebeu 12.978 votos, ficando em segundo lugar. Wilson Lima recebeu um total 13.534 mil votos.

Escolha

O governador Wilson Lima anunciou a escolha durante a primeira Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato, será o porta-voz do Poder Executivo.

Carlinhos Bessa, 34, é natural do município de Tefé, na calha do Médio Solimões. Formado em Direito pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte, atua na advocacia desde 2010. Carlinhos já exerceu o cargo de gerente de contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Susam)/Fundo Estadual de Saúde de 2010 a 2012.

Atuação

Entre os anos de 2012 e 2014 atuou como subprocurador dos municípios de Alvarães e Uarini. Em 2017, foi nomeado presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Tefé. No mesmo ano, assumiu a representação do município de Tefé, em Manaus, onde desenvolveu trabalhos na área social por meio da Casa de Apoio. Em março de 2018, Bessa deixou a representação do município para concorrer às eleições como deputado estadual pelo Partido Verde – PV.

Votação

Somente em Tefé, o deputado conquistou 10.808 votos, o que representa 37,88% dos votos válidos, tornando-se o primeiro deputado tefeense mais bem votado da história do município. Eleito com 16.175 votos, o deputado contou, ainda, com o apoio de municípios vizinhos como Alvarães, Uarini, Fonte Boa, além da capital Manaus.

Controvérsia

Exercendo seu primeiro mandato como deputado estadual, Bessa garante que a escolha do governador reflete o sentimento depositado nas urnas em 2018, entretanto, Bessa andou de mãos dadas com Amazonino Mendes. “A sociedade pediu por mudança e ela aconteceu. A imagem de um governo novo também está nas escolhas feitas pelo governador. Se hoje ele está me dando essa oportunidade é porque além de acreditar no meu potencial, aposta na juventude política como resposta aos anseios da população”, disse o deputado.

 

 

Faça um comentário