Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

AM é o 2º estado do país com maior tendência de queda nas mortes por covid-19

Já o Sul e o Centro-Oeste do país são as regiões que apresentam tendência de alta nos números de mortes pela doença

AM é o 2º estado do país com maior tendência de queda nas mortes por covid-19

© Reuters/Yves Herman/Direitos Reservados

O Amazonas é o segundo estado do Brasil com maior tendência de queda nos números de mortes por covid-19, registrando média móvel de mortes de 25%, segundo a análise da média móvel de óbitos.

Em primeiro lugar vem o estado de Roraima, maior tendência de queda. Sua média móvel de mortes é 62% menor do que a atingida há duas semanas.

Já o Sul e o Centro-Oeste são as regiões que apresentam tendência de alta. O Sudeste e o Nordeste estão em estabilidade.

Nesta sexta-feira, a média móvel de mortes no Brasil chegou a 1.058, o que indica que o país segue em estabilidade, mas com uma média alta de vidas perdidas.

Na Região Norte, a situação atual é bem diferente da enfrentada em abril, quando Manaus chegou à beira de um colapso em seu sistema funerário, ao registrar mais de 100 mortes por dia.

Para conseguir sepultar as vítimas do novo coronavírus e as demais pessoas mortas por outras causas, a prefeitura da cidade precisou abrir valas comuns com escavadeiras no cemitério público Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital.

Além de Roraima e Amazonas, Acre e Amapá também apresentam tendência de queda. O Pará demonstra estabilidade, e Tocantins e Rondônia estão com tendência de alta.

As informações são do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. As informações são coletadas diretamente com as secretariais estaduais de saúde.

A “média móvel de 7 dias” faz um cálculo do número de mortes entre o dia e os seis anteriores. Ela é comparada com a média de 14 dias antes para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado por exemplo pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

No país, há 10 estados com tendência de crescimento de óbitos, sete em estabilidade e dez em queda. Estão em crescimento Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Apresentam estabilidade os estados de Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas, Bahia e São Paulo. Os que demonstram tendência de queda são Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro e Espirito Santo.

(*) Com informações do O Globo