Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Amazonas tem 229 casos de Covid-19; FVS investiga morte de criança

Com o avanço do número de infectados pelo novo coronavírus, o secretário de saúde fez um alerta para a população ficar em casa

Amazonas tem 229 casos de Covid-19; FVS investiga morte de criança

(Foto: Pixabay)

Os casos confirmados de coronavírus no Amazonas chegaram a 229 nesta quinta-feira, 02, e há 350 pessoas aguardando resultados de exames.

Além das três mortes já confirmadas, o estado investiga seis óbitos, entre eles o de uma criança de quatro anos.

No interior do estado, os números também avançaram para 24, com um novo município notificante: Tonantins, com três casos.

Além destes, há três casos em Parintins, seis em Manacapuru, quatro em Itacoatiara, quatro em Santo Antônio do Içá; Boca do Acre, Anori, Novo Airão e Careiro da Várzea apresentam um caso cada um. 

Os números foram atualizados pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto e pelo secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, em coletiva de imprensa pelas redes sociais.

Há ainda 35 pacientes internados, sendo 18 em estado grave, internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Com o aumento dos casos, o secretário Rodrigo Tobias alertou a população para seguir as orientações de ficar em casa a fim de evitar um futuro colapso na saúde do estado. 

“O sistema de saúde hoje tem uma condição limitada de atender todos os casos, daqui a algum tempo eu estarei aqui na live afirmando que sim, o sistema de saúde do Amazonas pode entrar em colapso, se a gente não tomar as medidas necessárias. Agora, essas medidas tem que ser compartilhadas com a população, precisa todo mundo ficar em casa”, enfatizou.

Testes rápidos

O Amazonas recebeu do Governo Federal o primeiro lote de testes rápidos para Covid-19. Segundo o secretário Rodrigo Tobias, serão priorizados os pacientes em situação grave que apresentam sintomas suspeitos. Além disso, os testes serão distribuídos em toda  a rede de saúde. 

Já a diretora-presidente da FVS destacou que a função dos testes tem apenas função clínica, pois como ainda não há remédio ou vacina para a Covid-19, o tratamento nos pacientes já está sendo feito de acordo com os sintomas apresentados.

“O teste não vai fazer diferença entre uma pessoa viver ou morrer, não vai direcionar tratamento, todo o tratamento para um paciente suspeito de covid-19 já está sendo feito”, disse. 

 

Leia mais em:

Cresce número de idosos com Covid-19 no AM; FVS alerta para cuidados

Governo terá mais 400 leitos para Covid-19 em parceria com instituição privada