Cema adota protocolos contra covid-19 para manter atendimentos presenciais - Amazonas1
23 de janeiro de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Cema adota protocolos contra covid-19 para manter atendimentos presenciais

A Cema atende de forma presencial pacientes assistidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e pelo programa 'Saúde Domiciliar'

Cema adota protocolos contra covid-19 para manter atendimentos presenciais
Foto: Jamile Alves

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) adotou protocolos de prevenção à Covid-19, para manter o atendimento presencial dos pacientes assistidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e pelo programa “Saúde Domiciliar”.

O Ceaf oferta mais de 200 medicamentos de alto custo de forma gratuita para aproximadamente 15,1 mil cadastrados usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o “Saúde Domiciliar” é o programa que fornece insumos e itens de nutrição, fraldas, materiais para cicatrização e outros Produtos Para Saúde (PPS), para cerca de 4 mil usuários.

A dispensação dos materiais é feita por meio da Cema, que montou tendas na área externa para o atendimento dos pacientes em espaço mais amplo. A gerente farmacêutica do Ceaf, Herbenya Silva Peixoto, reforça algumas recomendações como medida de proteção ao coronavírus.

“A principal recomendação, tanto para atendimento no Ceaf como ‘Saúde Domiciliar’ é que pessoas do grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas, mandem representantes para pegarem seus medicamentos, munidos do seu documento de identificação com cópia e a receita médica do paciente. É importante vir de máscara, manter o distanciamento social e trazer a própria caneta”, informou.

Leia mais: Secretário de Saúde nega pressão de Pazuello para uso da cloroquina em Manaus

A recomendação foi seguida pela autônoma Sharlene Marques, de 27 anos, que foi buscar medicamentos para a mãe na manhã desta quarta-feira (13). “Minha mãe está saindo só para fazer o tratamento de hemodiálise dela, segunda, quarta e sexta-feira. Quando chego em casa tomo todos os cuidados e também só saio para o necessário”, disse.

Abastecimento garantido

O coordenador da Cema, Claudio Nogueira, reforça que o abastecimento dos insumos dos dois programas é regular e que, dessa forma, os pacientes atendidos não precisam se preocupar com possíveis faltas de medicação.

“Por conta do cenário de pandemia, muitos usuários dos programas acabam vindo à Cema sem necessidade, com receio de faltar medicamentos e outros insumos. Nossos estoques são abastecidos de forma regular e a dispensação continuada para os pacientes está garantida”, pontuou.

Ainda segundo Nogueira, os medicamentos do Ceaf estão sendo dispensados em quantidades suficientes para três meses, a depender da disponibilidade em estoque, para evitar aglomerações.

Horários de funcionamento

Os atendimentos dos dois programas estão acontecendo de forma regular, na sede da Cema, localizada na avenida Duque de Caxias, 1.998, bairro Praça 14 de Janeiro. Na Assistência Farmacêutica, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, enquanto o Programa “Saúde Domiciliar” recebe o público das 8h às 11h30 e das 13h20 às 15h.

 

(*) Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading