Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Conselho Nacional sugere suspender eventos nas unidades dos MPs

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) expediu a Portaria para todos os seus associados

Conselho Nacional sugere suspender eventos nas unidades dos MPs

Ministério Público do Amazonas (Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) expediu, nesta quinta-feira, 12, a Portaria nº 1/2020 sugerindo a suspensão de eventos públicos nas unidades do Ministério Público brasileiro.

A recomendação pede o adiamento, por 30 dias, de eventos que possibilitem a aglomeração de membros, servidores, autoridades e convidados externos, ante a possibilidade de contaminação e propagação do coronavírus (COVID-19).

O documento, enviado a todas as suas unidades no Brasil, levou em conta a Portaria nº 188 do Ministério da Saúde (MS), publicada no Diário Oficial da União em 4 de fevereiro de 2020.

A portaria  “Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN)”, em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-2019).

O documento também considerou a recomendação da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) no sentido de que organizadores devem avaliar a possibilidade de cancelar ou adiar a realização de eventos com muitas pessoas.

Na nota, o Conselho explica que a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizando o surto do novo coronavírus como pandemia foi determinante para a orientação.

A OMS confirmou o aumento nos próximos dias do número de casos, inclusive com risco à vida, em diferentes países afetados.

Por todas essas informações emitidas por órgãos oficiais, o Conselho de Procuradores-Gerais decidiu pela sugestão de paralisar grande eventos em suas unidades.

 

Veja a portaria

 

PORTARIA CNPG CORONAVIRUS