Manaus, 19 de abril de 2024
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Cidades

Delivery: oportunidade e solidariedade em tempos de pandemia

Os serviços para entregas em domicílio (delivery), vieram como opção de evitar aglomeração de pessoas em centros comerciais.

Delivery: oportunidade e solidariedade em tempos de pandemia

Reprodução: saude.ig

O Governo do Estado do Amazonas decretou calamidade pública com a pandemia do coronavírus e o fechamento de alguns estabelecimentos. O Decreto nº 42.106 determina que estão liberados supermercadistas de pequeno, médio e grande porte, atacadista e pequeno varejo alimentício, assim como padarias e distribuidoras de água e gás de cozinha, todos preferencialmente para entregas em domicílio (delivery), a fim de evitar aglomeração de pessoas.

A  alternativa para os pequenos comerciantes foi criar novas maneiras de venderem seus produtos.

Renato Vieira é proprietário da Açaí Mania e fala da dificuldade no início da pandemia com o fechamento de centros comerciais. “Nosso produto é o ‘Açaí Frozen’, antes da pandemia nós atendíamos apenas na loja, aí foi quando o comércio quebrou de um jeito que ninguém esperava.”

O empreendedor fala da necessidade de adaptação ao mercado: (…) tivemos que trabalhar com a retirada na loja e delivery, é o que está ajudando.”

Thiago Cid é criador e fundador da Mistake roupas e acessórios, com a produção local, a empresa está há dois anos no mercado. Com a pandemia da Covid-19, o empreendedor fala sobre a necessidade da mudança.

“A gente viu nesse momento de pandemia, que as pessoas não estão comprando roupas, é normal, compreensível isso, as pessoas estão mais preocupadas com higiene, alimentação. As vendas no setor de vestuário caíram muito, muito mesmo. ”

Thiago viu oportunidade em meio à crise. “A gente tinha aqui sobra de malha, levou para costureira e a sobra de malha virou máscara, algumas peças de roupa de coleções anteriores, foram desfeitas e também viraram máscara.”

 

 

Com o serviço de delivery, a procura pelo produto aumentou. O empreendedor conta que faz, em média, 5x mais entregas do que o normal.

Solidariedade em tempos de pandemia

“A cada máscara vendida, uma outra será doada. A gente já está em contato com alguns locais, para verificar para onde a gente pode disponibilizar as máscaras”, conta Thiago.

Lojas Bemol

A empresa segue com serviços de loteria e farmácia disponíveis, atendendo delivery também de eletrônicos, além da entrega de cestas básicas por meio do site, para pessoas que precisarem do produto.

“Os serviços da farmácia já havia no planejamento, mas ainda não tinha sido executado, o projeto foi acelerado por conta da pandemia. O televendas do varejo foi criado como adaptação pro novo cenário também”, explicou Yasmim, do setor de marketing da empresa.

As cestas básicas estão disponíveis em três tamanhos: com 30, 40 e 48 itens, que podem ser adquiridas por meio do site bemol.com.br, bemolfarma.com.br ou chat.bemol.com.br.

 

Aplicativos 

Aplicativos de delivery para Smartphone como o Ifood, estão criando uma sessão apenas para supermercados. Pátio Gourmet, DB e Empório Rodrigues fazem parte desses estabelecimentos.