Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Eleição para presidência da AAM acontece nesta sexta-feira (29)

Duas chapas disputam comando da instituição no biênio 2019/2020, votação também vai eleger Conselho de Vice-Presidentes Regionais

Eleição para presidência da AAM acontece nesta sexta-feira (29)

As eleições para a presidência da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e Conselho de Vice-Presidentes Regionais acontecem nesta sexta-feira, 29, na Arena da Amazônia. Os eleitos irão administrar a instituição no biênio 2019/2020. A eleição acontecerá a partir das 13h30m, na Arena da Amazônia, em Manaus.

Eleição para biênio ocorre nesta sexta-feira (Divulgação)

Duas chapas disputam os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro e Segundo Tesoureiro. Além disso, o pleito também vai eleger o Conselho de Vice-Presidentes Regionais (Alto Solimões: Triângulo Jutái/Solimões/Juruá, Purus, Juruá, Madeira; Alto Rio Negro: Rio Negro/Solimões, Médio amazonas e Baixo Amazonas) e membros do Conselho Fiscal. Para esses conselhos, as chapas são independentes.

O prefeito de Manaquiri, Jair Aguiar Souto, lidera a chapa “Prefeitos Unidos, Municípios Fortes” e tem como vice, o prefeito de Santo Antônio do Içá, Abraão Magalhães Lasmar. Os demais membros que compõe a chapa são: o ex-prefeito de Itamarati João Medeiros Campelo (1º secretário); O prefeito de Careiro, Nathan Macena de Souza (2º secretário); O prefeito de Tapauá, José Bezerra Guedes (1º tesoureiro); e o Prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo Trindade da Silva (2º tesoureiro).

Já a chapa “Municipalismo: Valorização, União e Compromisso” é chefiada pelo prefeito de Maués, Carlos Roberto de Oliveira Júnior. O prefeito de Benjamin Constant, David Nunes Bemerguy, ocupa o posto de vice, juntamento com o prefeito de Autazes, Anderson Adriano Oliveira Cavalcante (1º secretário); A prefeita de Itapiranga, Denise de Farias Lima (2º secretário); o prefeito de Novo Aripuanã, Jocione dos Santos Souza (1º tesoureiro); e o prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo Trindade da Silva(2º tesoureiro) .

Na primeira convocação, dos 62 representantes, 32 prefeitos precisam estar presentes para preencher o quórum mínimo e iniciar a votação aberta. Caso contrário, uma nova chamada será realizada meia-hora depois e o pleito começará com o número de presentes. 

Nos bastidores na ALE-AM

O deputado Adjunto Afonso (PDT) sinalizou apoio ao prefeito de Maués, Carlos Alberto Junior. Segundo o parlamentar, vários companheiros compõem a chapa e por isso, optou pela chapa 2.

Já para o Dr. Gomes (PRP), as chapas possuem dois nomes bons que possuem capacidade para representar os 62 municípios. “Espero que vença o que tiver melhor postura e poder de articulação. Vou permanecer neutro, pois os dois candidatos possuem conduta excelente”, declarou.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas, deputado Sinésio Campos, afirmou que os prefeitos eleitos do partido, que são 3, estão livres para decidir qual será o melhor representante da AAM. Até o momento, dois devem apoiar a chapa “Municipalismo: Valorização, união e compromisso”, e um vai a apoiar a chapa do prefeito de Manaquiri, Jair Aguiar Souto.

Para o deputado Abdala Fraxe (Podemos), as duas chapas possuem parceiros e a escolha do representante da AAM só cabe aos membros da instituição, por isso ele também se manterá neutro.

Em contrapartida, a deputada Joana D’Arc disse que não foi procurada por nenhum dos representantes da chapa e não iria se manifestar, mas que se colocava à disposição da associação para contribuir com o que fosse preciso.