Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Equipamento de proteção para dentistas é criado por ex-aluno da Ufam

O equipamento criado pelo egresso é uma barreira física, feita de acrílico, que impede o contato do profissional da saúde com a saliva (perdigotos) do paciente.

Equipamento de proteção para dentistas é criado por ex-aluno da Ufam

O egresso do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins, empresário Fram Canto, desenvolveu o ProtecMax Odonto para proteção dos dentistas e pacientes durante o atendimento.

O equipamento é uma barreira física, feita de acrílico, que impede o contato do profissional da saúde com a saliva (perdigotos) do paciente.

Esse é o segundo equipamento de proteção criado por Fram Canto durante a pandemia.

De acordo com o empresário, a ideia surgiu depois da criação e sucesso da cápsula de Hood.

“Com o bom desempenho da cápsula de Hood, fui procurado por alguns dentistas interessados em um equipamento similar. Decidi pensar em algo que protegesse esse profissional e fosse de fácil higienização. Observei o modo de atendimento do dentista e propus um equipamento confortável tanto para quem atende quanto para o paciente. Foi assim que surgiu o ProjectMax Odonto”, explica.

O egresso recorda que a dificuldade de acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) o motivou a pensar em alternativas.

“Os grandes centros urbanos estão com dificuldades de conseguir EPIs para comprar e não é diferente no interior do país. Aqui em Parintins, tentamos comprar a primeira vez, assim que começou a pandemia, sem sucesso”, explica.

“Decidi, então, aliar a minha experiência no setor gráfico e de malharia com a necessidade de proteger os profissionais da saúde”, detalha o inventor.

“Começamos com a produção de uma máscara com três camadas, prensada a 280 graus. Em seguida, fizemos o protetor facial de acrílico e acetato, batas, capotes até que chegamos na cápsula de Hood”, conta.

Projeto na cidade

O empresário também coordena na cidade o projeto “Todos contra o coronavírus”, responsável por doar mais de 40 mil reais em EPIs na região do baixo Amazonas.

“A ideia é contribuir com produção de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais que estão trabalhando na linha de frente”, explica empresário.

“Entregamos os itens de proteção para os hospitais, postos polícia, bombeiros e outros setores diretamente ligados ao enfrentamento da Covid-19”, ressaltou.

“Para a produção, tivemos ajuda financeira de muitos amigos e da Primeira Igreja Batista de Parintins”, lembra.

 

Fram Canto lembra que a Ufam teve um papel significativo na sua formação.

“Eu sempre quis cursar Administração e pude realizar esse desejo sem sair de Parintins. Aliei o conhecimento científico e teórico com as minhas experiências práticas. Hoje, faço a gestão da minha empresa e consigo contribuir com a cidade”, finaliza.

 

Saiba mais em : Manaus já tem 85 mil pessoas infectadas pela Covid-19, diz pesquisa da Ufam

 

(*) Com informação da Ufam