Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Ex-secretária Waldívia Alencar volta a ser alvo de investigação no MP

Ela foi secretária de Infraestrutura em três governos no Amazonas; em 2018 foi presa suspeita de fraudar licitações

Ex-secretária Waldívia Alencar volta a ser alvo de investigação no MP

Foto: Alfredo Fernandes/Secom

O Ministério Publico do Amazonas (MP-AM) abriu investigação para apurar suposta prática de improbidade administrativa da ex-secretária estadual de Infraestrutura (Seinfra) Waldívia Alencar. A suspeita é de que houve irregularidade na prestação de contas da pasta no exercício de 2010.

Para abrir o inquérito civil, a promotora de Justiça Márcia Cristina de Lima Oliveira considerou que terminou o prazo do procedimento preparatório n°005/2018, instaurado para apurar a denúncia.

“No entanto, persiste a necessidade de esclarecer o período em que a sra. Waldívia Ferreira Alencar foi a titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura”, justificou a promotora.

Leia mais: Nova acusação: Waldívia Alencar é investigada por fraude em licitação de UGP

Waldívia esteve à frente da pasta nos governos de Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo, entre 2009 e 2015. Em 2018, ela foi presa durante a Operação Concreto Armado por comandar um esquema de corrupção que desviou mais de R$ 25 milhões da Seinfra. 

Após abrir investigação, Márcia Cristina determinou que o atual secretário de Estado da Infraestrutura confirme o período em que Waldívia Alencar foi a titular daquela Secretaria.

Bloqueio

Investigada em outras ações civis por improbidade administrativa, a ex-secretária teve cerca de R$ 1,9 milhão bloqueados pela Justiça, em outubro deste ano. O bloqueio ocorreu por suspeita de superfaturamento em um contrato firmado pela Seinfra para atender o igarapé da Sharp, no bairro Armando Mendes.

Três meses antes, o MP também denunciou Waldívia Alencar por tentar subornar um fiscal da pasta para aprovar obras sem analise técnica. Ela foi denunciada por corrupção ativa.

Leia mais: Waldívia Alencar é denunciada por corrupção ativa após tentar subornar fiscal