Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

FVS confirma mais duas mortes por sarampo no AM

FVS confirma mais duas mortes por sarampo no AM

Mais de 41 mil pessoas foram infectadas nos primeiros seis meses deste ano. (Foto: Reprodução)

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou, nesta terça-feira, 09, a morte de duas pessoas, um bebê de 9 meses e um homem, de 52 anos, por sarampo. As mortes foram registradas em março e agosto deste ano. Com isso, sobe para seis o número de casos de óbitos por sarampo no estado. 

Mais de 41 mil pessoas foram infectadas nos primeiros seis meses deste ano. (Foto: Reprodução)

O bebê, de 9 meses, era de Roraima e morreu em março em decorrência de insuficiência respiratória causada pela doença. Já a segunda vítima foi um homem, de 52 anos, de Manacapuru, portador de comorbidade (hipertensão e diabetes tipo 2) que morreu em agosto por complicações ocasionadas pelo sarampo. Os dois pacientes não tinham histórico de terem sido vacinados com a tríplice viral (vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), segundo informou a FVS.

A informação foi divulgada na 29ª edição do Boletim Epidemiológico do Surto de Sarampo no Amazonas. “A Fiocruz recebe amostras de todo o país. Além disso, mesmo sendo confirmado o caso de sarampo, são necessários exames complementares que comprovem que, de fato, a doença foi decisiva para o óbito do paciente”, armou o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Apesar das mortes, a FVS, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), registra redução de 42,36% nos casos notificados da doença, no Amazonas, nessa primeira semana de outubro em comparação com o mesmo período em agosto.

Ao todo, conforme a FVS, o Estado tinha outros quatro casos confirmados de óbito: dois em Manaus e dois em Autazes. De acordo com  o boletim, o Estado tem 10.305 casos notificados da doença, distribuídos em 47 municípios. São 1.629 casos confirmados de sarampo em 29 cidades, sendo 990 em Manaus, 323 em Manacapuru, 44 em Itacoatiara, 49 em Parintins, 39 em Coari, 35 em Iranduba, 24 em Autazes, 20 em Novo Airão, 16 em Presidente Figueiredo, 13 em Rio Preto da Eva, seis em Tapauá e um em Barcelos.

 

*Com informações da Assessoria