Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Governo e Prefeitura de Manaus emitem nota de pesar a Klinger Araújo

A última apresentação em Parintins, pelo Boi Caprichoso, foi durante o Carnaboi 2020, onde comandou a Nação Azul e Branca, e ainda foi homenageado no Carnailha

Governo e Prefeitura de Manaus emitem nota de pesar a Klinger Araújo

Foto: Reprodução Facebook

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado emitiram nesta segunda-feira (29) notas de pesar pelo falecimento do ex-levantador de toadas do boi Caprichoso, Klinger Araújo, que faleceu no início desta tarde vítima de covid-19.

Leia mais em: Morre Klinger Araújo, ex- levantador de toadas do Caprichoso

Arthur lembrou a trajetória do artista e homenageou sua família, em nota de pesar, o prefeito lamentou sua partida prematura da música e das toadas.

“Aos 51 anos, Klinger ou o ‘Furacão do Boi’, como era conhecido, deixa a cidade de Manaus e todo o Amazonas de luto e com o coração entristecido. É mais uma vítima dessa doença nefasta e sai de cena, prematuramente, deixando o sentimento de que ele ainda tinha muito a contribuir com nossas manifestações culturais”, disse o prefeito.

Klinger viveu em Manaus desde os 13 anos e foi um dos responsáveis pelo crescimento do movimento boi-bumbá na capital do Amazonas, nos anos 1980 e 1990. Tinha múltiplos talentos: além de músico, compositor e levantador de toadas, fez sua vida profissional como radialista, atuando nas rádios Alvorada (Parintins) e Difusora (Manaus).

Klinger Araújo deixa uma família de artistas, a esposa Vanessa Alfaia, o filho Klinger Júnior e a filha Iandiara, de apenas 8 anos.

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) também manifestou luto pelo falecimento do artista. Em nota, Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura do Estado, declarou que Klinger era um artista extraordinário e inigualável.

“Klinger era uma pessoa extraordinária, que sempre emanava coisas boas. Inspirador, alto astral. Deixa um legado cultural gigante, uma história relacionada à rádio, onde trabalhou durante muito tempo. Trabalhamos juntos em alguns programas de rádio, na Difusora, por exemplo. Um artista inigualável, versátil, irreverente e muito talentoso”, comentou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Klínger foi um dos artistas mais populares do Amazonas, sendo carinhosamente conhecido como “Furacão do Boi” graças ao trabalho dedicado aos bumbás Garantido, onde iniciou a carreira na década de 1990; e Caprichoso, onde firmou raízes folclóricas e atuou como cantor, instrumentista e backing vocal.

A última apresentação em Parintins, pelo Boi Caprichoso, foi durante o Carnaboi 2020, onde comandou a Nação Azul e Branca, e ainda foi homenageado no Carnailha.

O artista foi ainda um dos grandes responsáveis pela divulgação da cultura amazonense no Brasil e no exterior, tendo levado o ritmo do boi-bumbá para Las Vegas e Nova York, entre outras cidades. Em outubro de 2017, ele gravou o primeiro DVD, no palco do maior templo da cultura local, o Teatro Amazonas.

 

(*) Com informações da assessoria