Hospital de Itacoatiara não tem UTI e respiradores para pacientes com Covid-19
1 de dezembro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Hospital de Itacoatiara não tem UTI e respiradores para pacientes com Covid-19

Segundo o MP, apesar da falta de UTI, o hospital preparou uma ala com 17 leitos para receber pacientes com a doença, dos quais nove já estão ocupados. 

Hospital de Itacoatiara não tem UTI e respiradores para pacientes com Covid-19
Fotos: MP-AM Itacoatiara

O Hospital José Mendes, que fica no município de Itacoatiara, não  possui leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e nem respiradores para atender os pacientes graves com o novo coronavírus (Sars-Cov-2). A constatação foi feita pelo Ministério Público do Amazonas  (MP-AM), durante uma vistoria, realizada nesta quinta-feira, 23, na unidade de referência para atendimento desses casos naquela região.

“A nossa preocupação é que essa ausência de leitos de UTI e já tendo o sistema de Manaus em colapso, alguns pacientes graves vão ter muita dificuldade de atendimento. Então o MP já está analisando que ação caberá ser feita com relação a essa falta de leitos no hospital”, afirmou a promotora de Justiça, Tânia Feitosa.

Segundo o MP, apesar da falta de UTI, o hospital preparou uma ala com 17 leitos para receber pacientes infectados com a doença, dos quais nove já estão ocupados. 

Na inspeção, o órgão ministerial também constatou junto à direção do hospital que alguns respiradores foram comprados, mas quando o equipamento chegou a Itacoatiara, estava com defeito. Os respiradores foram devolvidos e o dinheiro, ressarcido ao hospital. 

A direção do hospital informou, ainda, que o Governo do Estado anunciou o envio de três aparelhos respiradores para o município, mas que ainda não chegaram. Uma empresa privada que tem empreendimentos em Itacoatiara se prontificou de montar 5 leitos de UTI no José Mendes. 

Em relação aos profissionais de saúde, a quantidade de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) está suficiente, de acordo com a inspeção do Ministério Público. Álcool em gel também se mantém em quantidade normal.

 

(*) Com informações do MP-AM 

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading