Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Inquérito civil apura suposto nepotismo na administração de Coari

Segundo denúncia, a esposa do secretário municipal Júlio Sales ocupa um cargo em comissão de chefe de setor na Secretaria Municipal de Saúde de Coari

Inquérito civil apura suposto nepotismo na administração de Coari

(Reprodução/ Internet)

A Prefeitura de Coari é alvo de uma investigação por causa de um suposto caso de nepotismo envolvendo Júlio dos Santos Sales, secretário municipal de Agroeconomia, Produção Rural e Meio Ambiente do município.

Segundo denúncia apresentada ao Ministério Público do Estado (MP-AM), Leiciane Almeida Sales, que ocupa um cargo em comissão de chefe de setor na Secretaria Municipal de Saúde é esposa de Júlio.

O Amazonas 1 enviou solicitação de resposta sobre o assunto para a prefeitura de Coari no e-mail [email protected], mas até a postagem da matéria não recebeu resposta.

O inquérito civil foi instaurado no último dia 8, e publicado no Diário Oficial do MP-AM desta sexta-feira, 13. 

Leia também

Folha de pagamento da Prefeitura de Coari será investigada pelo MP-AM

O MP-AM solicitou as fichas funcionais e financeiras da servidora pública Leiciane, além da relação dos servidores ocupantes de cargos em comissão, servidores públicos designados para funções comissionadas e contratados, por meio de contratos temporários lotados nos órgãos públicos, no âmbito do Executivo, que tenham parentesco de até 3º grau com Júlio Sales. 

Além disso, o prefeito de Coari, Adail Filho, deverá suspender ou rescindir o contrato da servidora e de outros servidores comissionados e contratados que possam ter parentesco com o secretário.

Uma recomendação também foi expedida aos representantes do Executivo para que não tenham condutas que possam violar as determinações do Supremo Tribunal Federal. 

Veja a publicação do Diário Oficial: 

 

 

Em família

Em julho de 2018, o MP-AM emitiu uma recomendação sobre ato ilegal de contratação de 12 parentes do prefeito Adail Filho e determinou imediata exoneração de todos os cargos comissionados, que configuram ato ilícito de nepotismo.

Veja também: Fantástico exibe casos de corrupção em Coari e prisão de Adail Filho

Na época, o prefeito de Coari, junto com a irmã e vice-prefeita Mayara Pinheiro, hoje deputada estadual, empregou tios, tias, primos e primas.