Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

IVC confirma audiência do Amazonas1: acessos chegam a 1 milhão

IVC confirma audiência do Amazonas1: acessos chegam a 1 milhão

A última auditoria do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) apontou que Portal Amazonas1 alcançou a marca de 1 milhão de acessos no mês passado (janeiro), em menos de dois anos de existência.

Criado em 2 de abril de 2017, por três jornalistas, o Am1, que dá nome a sua agência de notícias, busca priorizar matérias exclusivas nas editorias de Política, Economia e Cidades. O portal também é responsável pelo conteúdo da TV Am1 e Revista Cenarium.

O nome do portal foi concebido pelo jornalista Sérgio Bártholo, que se integrou aos jornalistas Rudson Peixoto e Paula Litaiff, os três com experiência em veículos de comunicação do Amazonas e de fora do Estado. Após seis meses, Bártholo decidiu optar pela dedicação exclusiva à direção de um jornal impresso.  

Em 2018, a diretoria do Portal Amazonas1 decidiu ampliar a equipe de jornalistas para aumentar a produção de matérias exclusivas em Política e com isso garantir um maior número de acessos, mas sem perder a qualidade da notícia, fazendo valer seu slogan  “A informação com Qualidade.”   

Outra medida adotada pelos administradores do portal foi a contratação de uma consultoria externa que pudesse integrar as notícias locais às nacionais e vice-versa, no eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.  Quem comanda esse trabalho fora do Estado é a jornalista Sabrina Oliveira, de Minas Gerais.

Estruturação da equipe

Além do diretor administrativo e da editora executiva, a equipe do portal em Manaus é composta por dois editores de conteúdo: Henderson Martins e Kleiton Renzo,  os repórteres: Viviane Freire, Juliana Siqueira, Bruno Pacheco, Patrícia Trigueiro, o cinegrafista Carlos Gomes, o técnico de sistemas, Georgemar Albuquerque, o designer gráfico Clovis Filho e a secretária de redação Amanda Assis.  

Após a readequação da equipe com 15 pessoas, sendo duas trabalhando como colaboradores externos, o Portal Amazonas1 sentiu-se apto a buscar o seu lugar no mercado na disputa sadia pela audiência. Diante disso, decidiu se associar ao IVC, uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo certificar as métricas de desempenho de veículos impressos e digitais, de forma isenta.

Atualmente, o Portal Amazonas1 é filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas e favorável ao selo que a entidade estuda lançar para atestar o comprometimento dos veículos de comunicação do Estado com as regras jornalísticas de apuração da notícia.

Audiência e qualidade

No Amazonas, o Portal do Holanda é o primeiro lugar isolado  em audiência, com 21.174.240 ao mês, sendo 3.352.838 usuários únicos ou recorrentes, segundo dados do IVC de janeiro. Comandado pelo jornalista Raimundo Holanda, o  “carro-chefe” do veículo de comunicação  é a “Coluna Bastidores”, voltada para informações opinativas sobre os cenários político e econômico. A coluna já bateu mais de 700 mil acessos em um mês, a maioria oriunda de Manaus.

Criado há um ano e dez meses, o Portal Amazonas1 destacou-se na auditoria do IVC, em janeiro, por registrar 1.674.043 acessos, sendo 748.987 usuários únicos. O número de usuários fez o veículo  se aproximar da audiência de portais de notícias tradicionais do Estado, com mais de dez anos de existência.

Por conta da busca pela informação apurada, o Amazonas1, por meio da agência Am1, fornece conteúdo para portais de grande relevância do Estado e de fora do Amazonas, como o Jornal/Portal O Globo, através do material elaborado pelos seus profissionais.

Mudança de hábito

O crescimento da audiência dos portais aponta para uma importante e irreversível mudança de hábito do brasileiro.  Uma pesquisa do Ibope Conecta,  sobre o comportamento do internauta, revela que em três anos sobe para 95% a quantidade de internautas que assistem à TV e navegam na internet ao mesmo tempo. Há dois, esse era o hábito de 88% dos usuários

Especialistas avaliam que o principal motivo da migração virtual está na instantaneidade da informação e interação. Ferramentas como live para vídeos e podcast para áudios têm tirado o sono dos donos de veículos de comunicação tradicional.

A live é uma função do facebook que permite criar vídeos em formado streaming e transmitir de qualquer lugar para milhares de pessoas. Já  o podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender.

Por outro lado, a live antecipa notícias que o internauta só teria quando uma rede de televisão veiculasse em sua grade, obedecendo horários próprios. Com o tempo mais escasso, a tendência é que a internet seja o principal, se não o único, meio de informação das pessoas, sentenciaram as pesquisas especializadas no segmento.