Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Justiça determina expansão do sinal de rádio FM para o interior do Amazonas

Projeto do Ministério das Comunicações quer regulamentar a atividade de emissoras, cujo objetivo não é gerar, mas retransmitir conteúdos

Justiça determina expansão do sinal de rádio FM para o interior do Amazonas

Foto: Reprodução

A Justiça Federal, no Mato Grosso, determinou que o Ministério das Comunicações modifique o edital de chamamento público para selecionar empresas para operar serviços de retransmissão de rádio na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte de Mato Grosso e Maranhão).

O projeto tem como objetivo expandir o sinal de rádio FM no interior da região.

A ideia é regulamentar a atividade de emissoras cujo objetivo não é gerar, mas retransmitir conteúdos. No entanto, a Justiça entendeu que o edital do governo federal não foi isonômico ao excluir as rádios do interior, restringindo o chamamento às que se encontram nas capitais. O juiz Cesar Bearsi ordenou, então, que elas sejam incluídas.

“O privilégio às rádios da capital é inconstitucionalidade chapada”, diz Romulo Nagib, advogado do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no estado de Mato Grosso, que entrou com a ação.

Essa ampliação foi permitida, por meio de um projeto de lei do ex-deputado federal Pauderney Avelino (DEM), aprovado em 2018 e regulamentado em janeiro de 2020.

(*) Com informações da Folhapress