Morre o ex-reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira

US - R$ 4,13

×

Morre o ex-reitor da UEA, professor José Aldemir de Oliveira

Em nota, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lamentou o silêncio precoce de uma das vozes mais firmes pela defesa da Amazônia e de seus povos.

Vítima de um infarto na noite desta quinta-feira, 21, morreu o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Aldemir de Oliveira.

Com uma carreira científica respeitável, José Aldemir implantou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) nos seus primeiros dois anos. Foi ainda reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e era membro titular do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia da Ufam.

O velório está ocorrendo nesta sexta-feira, 22 na funerária Canaã até às 14h30, na avenida Major Gabriel, Centro de Manaus. O sepultamento será no Cemitério Tarumã.

Em nota, a UEA lamentou o silêncio precoce de uma das vozes mais firmes pela defesa da Amazônia e de seus povos.

Leia a nota 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, ocorrido nesta quinta-feira (21/11), em Manaus. José Aldemir estava em tratamento contra um câncer em Portugal, porém retornou para Manaus em outubro deste ano.

A UEA se solidariza com a família e amigos do ex-reitor e lamenta essa perda irreparável, confiando que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor em fé e esperança.

Biografia

Natural do Alto Careiro, José Aldemir foi reitor da UEA no período de 13 de junho de 2010 a 21 de março de 2011.

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, era professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Entre 2003 a 2013 atuou na gestão de Ciência e Tecnologia inicialmente como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em seguida foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Também atuou como professor nos cursos de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e em Geografia, ambos da Ufam, e era líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab). Ainda em 2019, lançou o livro “Manaus de dois rios. Gentes e Matas: literatura e geografia dos sentimentos”.

Faça um comentário