Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

MPF-AM apresenta balanço de dois anos da ‘Maus Caminhos’ e lança hotsite

Em setembro de 2016 a maus caminhos teve sua primeira fase deflagrada. A operação já passou por quatro fases,  a última foi a ‘CashBack’

MPF-AM apresenta balanço de dois anos da ‘Maus Caminhos’ e lança hotsite

Alexandre Jabur - (Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), por meio do procurador da República Alexandre Jabur, apresentou na manhã desta segunda-feira, 11, um balanço sobre a Operação Maus Caminhos. Na ocasião o procurador também apresentou um hotsite com detalhes da operação.

A operação começou a ser investigada em 2015, depois  da identificação de irregularidades em contratos diretos do Governo do Amazonas com o Hospital Santa Júlia. Em setembro de 2016 a maus caminhos teve sua primeira fase deflagrada. A operação já passou por quatro fases,  a última foi a ‘CashBack’, que foi deflagrada em outubro deste ano.

Procurador da república, Alexandre Jabur – (Foto: Divulgação)

De acordo com informações, o valor apurado nas ações penais de toda a operação já ultrapassa o valor de R$ 82 milhões, e que o objetivo do órgão é a devolução do montante para o erário público.

Amanhã dia, 12, o MPF vai realizar uma audiência que tem com objetivo tentar uma conciliação com o Estado, como parte de uma ação ajuizada pelo MPF, e assim garantir que seja respeitada a ordem cronológica dos pagamentos de fornecedores pelo governo.

Números do Hotsite

O hotsite reúne informações, documentos, dados numéricos acerca da atuação, ações judiciais e medidas extrajudiciais adotadas no combate sistemático à corrupção e na responsabilização dos envolvidos no caso, um dos maiores esquemas de corrupção já revelado no Amazonas. Até o momento, 49 ações penais foram apresentadas à justiça e 40 ações de improbidade administrativa foram ajuizadas.

Nas quatro fases da operação, já foram cumpridos 50 mandados de prisão. Deste número, 31 referentes à prisões temporárias e o restante, preventivas. Também já foram feitas 30 conduções coercitivas e 115 mandados de busca e apreensão.