Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Surto no Amazonas: Número de mortos por H1N1 sobe para 34

Os casos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram de 1.094 para 1.165. A segunda fase da campanha iniciou ontem

Surto no Amazonas: Número de mortos por H1N1 sobe para 34

Dados foram divulgados pela FVS (Foto: FVS-AM)

Subiu para 34, o número de mortos por H1N1 no Amazonas. Além disso, os casos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram de 1.094 para 1.165. As informações foram divulgadas na 24ª edição do Boletim Epidemiológico da SRAG.

De acordo com o boletim, dos casos notificados, 120 foram positivos para o Vírus da Influenza e 248 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Na capital seguem os 26 óbitos por H1N1, e no interior o boletim registra um novo óbito, em Maués. Nos demais municípios não houve alteração em relação às semanas anteriores (três casos em Manacapuru, além de Parintins, Itacoatiara, Japurá e Urucurituba, com um caso cada). Ao todo, são 34 óbitos pela doença.

Veja também: Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

Para o Sincicial, nesta edição, subiu de 23 para 26 óbitos, sendo 24 em Manaus. No interior, segue um em Borba e outro em Manacapuru.

Também não houve alteração no número de óbitos por outros vírus respiratórios: em Manaus, um óbito por Parainfluenza tipo 3 e um pelo vírus Metapneumovírus; e, no interior, um óbito por Influenza A não subtipável, registrado no município de Maués.

Segundo a atualização do boletim, dos 63 pacientes graves que evoluíram para óbitos, entre fevereiro a abril de 2019, 57 deles faziam parte de grupo de risco mais suscetíveis, o que corresponde a 90%, com destaque para crianças menores de 5 anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

(*) Com informações da Assessoria