Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Péssimo serviço de internet e telefonia em Santa Isabel do Rio Negro vira inquérito

Além das ligações, os moradores do município de Santa Isabel do Rio Negro também têm problemas com envio de mensagens SMS

Péssimo serviço de internet e telefonia em Santa Isabel do Rio Negro vira inquérito

Foto: Reprodução/Internet

Um inquérito civil, instaurado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), na última sexta-feira, 17, vai investigar a péssima qualidade do serviço de internet e telefonia móvel, que é realizado pela operadora Claro, no município de Santa Isabel do Rio Negro.

Leia mais: MP vê abuso de poder político e pede suspensão das redes sociais de Novo Airão

Para abrir a investigação, o promotor de Justiça, Cláudio Facundo de Lima, levou em consideração diversos problemas, como dificuldade para efetuar chamadas para outros telefones móveis ou fixos dentro do município. Segundo o documento publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE), “frequentemente a ligação sequer é iniciada ou fica muda”.

Além disso, consta no documento, que “ao iniciar uma chamada o usuário começa a conversação e é bruscamente interrompido pela perda do sinal de rede, sem que haja algum aviso sonoro ou finalização da chamada pela companhia telefônica, induzindo o interlocutor a continuar com a fala, ainda que sozinho, tendo seus créditos computados como se estivesse dialogando normalmente”.

De acordo com o órgão ministerial, nos casos em que o usuário consegue manter a ligação, a qualidade do diálogo é péssima e a chamada, por diversas vezes, é “cortada”, havendo espaços de tempo em que não se pode escutar o outro usuário.

Mensagens e internet

Além das ligações, os moradores do município de Santa Isabel do Rio Negro também têm problemas com envio de mensagens de SMS. Segundo o MP, quando são enviadas, as mensagens chegam ao destinatário após muito tempo do envio.

Em relação à internet, o sinal é recebido de forma precária “a ponto de apenas fornecer-se o acesso nas vias do formato E (Edge) e H (HDPDA) – sinais de baixa capacidade de recebimento e envio de dados – quando deveria ser utilizada ao menos a tecnologia 3G, vez que o serviço ofertado e amplamente divulgado pela companhia é de rede 4G”.

O promotor considera, ainda, “a obrigatoriedade de prestação de serviço de qualidade, uma vez ele disponível”.

Medidas

Entre as medidas iniciais tomadas pelo Ministério Público está o encaminhamento de ofício à empresa de telecomunicação CLARO S/A para que, no prazo de 15 dias, apresente “o contrato de concessão, o perímetro de abrangência do sinal de telefonia e internet, a velocidade de rede de internet contratada, o prazo de validade da concessão, assim como planejamento de ampliação de sinal de telefonia e de internet no Município de Santa Isabel do Rio Negro”.

Foi solicitado à empresa, ainda, que informe “quantas Antenas ou Torres transmissão estão instaladas no município, especificando em quais locais elas estão instaladas e qual o alcance territorial e quantos aparelhos cada antena possui a capacidade de atender, bem como informar quantos consumidores em Santa Isabel do Rio Negro possuem aparelho com número da Claro”.

A claro deverá informar, também, quais os serviços são ofertados pela empresa na cidade e explicitar o motivo de não se oferecer internet banda larga na região.

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/07/inquerito-santa-isabel.pdf” title=”inquerito santa isabel”]