Um inquérito civil, instaurado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), na última sexta-feira, 17, vai investigar a péssima qualidade do serviço de internet e telefonia móvel, que é realizado pela operadora Claro, no município de Santa Isabel do Rio Negro.
Leia mais: MP vê abuso de poder político e pede suspensão das redes sociais de Novo Airão
Para abrir a investigação, o promotor de Justiça, Cláudio Facundo de Lima, levou em consideração diversos problemas, como dificuldade para efetuar chamadas para outros telefones móveis ou fixos dentro do município. Segundo o documento publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE), “frequentemente a ligação sequer é iniciada ou fica muda”.
Além disso, consta no documento, que “ao iniciar uma chamada o usuário começa a conversação e é bruscamente interrompido pela perda do sinal de rede, sem que haja algum aviso sonoro ou finalização da chamada pela companhia telefônica, induzindo o interlocutor a continuar com a fala, ainda que sozinho, tendo seus créditos computados como se estivesse dialogando normalmente”.
De acordo com o órgão ministerial, nos casos em que o usuário consegue manter a ligação, a qualidade do diálogo é péssima e a chamada, por diversas vezes, é “cortada”, havendo espaços de tempo em que não se pode escutar o outro usuário.
Mensagens e internet
Além das ligações, os moradores do município de Santa Isabel do Rio Negro também têm problemas com envio de mensagens de SMS. Segundo o MP, quando são enviadas, as mensagens chegam ao destinatário após muito tempo do envio.
Em relação à internet, o sinal é recebido de forma precária “a ponto de apenas fornecer-se o acesso nas vias do formato E (Edge) e H (HDPDA) – sinais de baixa capacidade de recebimento e envio de dados – quando deveria ser utilizada ao menos a tecnologia 3G, vez que o serviço ofertado e amplamente divulgado pela companhia é de rede 4G”.
O promotor considera, ainda, “a obrigatoriedade de prestação de serviço de qualidade, uma vez ele disponível”.
Medidas
Entre as medidas iniciais tomadas pelo Ministério Público está o encaminhamento de ofício à empresa de telecomunicação CLARO S/A para que, no prazo de 15 dias, apresente “o contrato de concessão, o perímetro de abrangência do sinal de telefonia e internet, a velocidade de rede de internet contratada, o prazo de validade da concessão, assim como planejamento de ampliação de sinal de telefonia e de internet no Município de Santa Isabel do Rio Negro”.
Foi solicitado à empresa, ainda, que informe “quantas Antenas ou Torres transmissão estão instaladas no município, especificando em quais locais elas estão instaladas e qual o alcance territorial e quantos aparelhos cada antena possui a capacidade de atender, bem como informar quantos consumidores em Santa Isabel do Rio Negro possuem aparelho com número da Claro”.
A claro deverá informar, também, quais os serviços são ofertados pela empresa na cidade e explicitar o motivo de não se oferecer internet banda larga na região.
[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/07/inquerito-santa-isabel.pdf” title=”inquerito santa isabel”]
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.