Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

‘Piratas do rio’ roubam 200 kg de maconha de traficantes, mas são presos

Grupo criminoso era monitorado pela polícia e droga, avaliada em R$ 800 mil, foi encontrada numa área de mata, em Manacapuru-AM

‘Piratas do rio’ roubam 200 kg de maconha de traficantes, mas são presos

O Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) apresentou à imprensa na manhã deste sábado, 29, Ebenezer Lima Guimarães, 32; Manoel Rodrigues Tenório Junior, 29; e Mauro Sergio Monteiro da Cruz, 44, presos na noite de sexta-feira (28), em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) ao serem presos com 200 quilos de maconha tipo skunk, avaliada em R$ 800 mil, que seria comercializada na capital.

A ação policial foi coordenada pelo delegado Paulo Mavignier, em ação conjunta com o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.

Delegado do Denarc, Paulo Mavignier (Foto: Jhemisson Marinho/SSP-AM)

“Essa droga apreendida é fruto de um ato de pirataria, ou seja, um grupo de traficantes tomou os entorpecentes de outros traficantes. As investigações serão aprofundadas para identificarmos quem era o responsável pela droga, quem a receberia em Manaus, além do grupo originalmente dono da droga”, disse o diretor do Denarc, Paulo Mavignier.

Segundo o coordenador do Grupo Fera, delegado Juan Valério, os entorpecentes foram apreendidos em área de mata, a partir de técnicas para operações especiais.

Coordenador do Grupo Fera, Juan Valério (Foto: Jhemisson Marinho/SSP-AM)

“A operação envolvia técnicas especiais. Tivemos incursões em área fluvial e de mata, onde a droga foi encontrada, bem como fechamos o perímetro para garantir a segurança da ação policial”, disse Juan Valério.

Investigações

Manoel era investigado há 40 dias pela equipe do Denarc. Ele foi preso quando saía de sua residência junto com Ebenezer em um veículo. Na ocasião, foram encontrados dois tabletes de maconha. 

O diretor do Denarc relatou que Manoel afirmou ser o dono do material entorpecente e conduziu as equipes até um ramal situado no Km 17 da estrada de Novo Airão, em Manacapuru, onde estavam armazenados 200 quilos de maconha do tipo skunk.

Ebenezer, Manoel e Mauro foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos no Denarc, o trio será levado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.

 

(*) Com informações da assessoria