Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Professores da Ufam aprovam indicativo de greve após ataques

Categoria está insatisfeita com ataques do presidente Jair Bolsonaro à educação como cortes de verbas, programa Future-se e desmonte das universidades

Professores da Ufam aprovam indicativo de greve após ataques

Assembleia da ADUA (Divulgação)

Com 17 votos favoráveis, os docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram indicativo de greve na manhã desta quinta-feira, 22, em assembleias descentralizadas. Além da capital, as unidades de Parintins, Humaitá e Benjamin Constant também vão participar da mobilização.

Segundo o presidente da ADUA, Marcelo Vallina, o indicativo de greve por tempo indeterminado está sendo discutido em todas as seções sindicais do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).  “Essa é a posição que ADUA levará para a reunião do setor das Instituições Federais de Ensino, em Brasília, nos próximos dias 24 e 25, onde se terá um panorama da situação nacional”.

Ainda de acordo com a ADUA, a categoria está insatisfeita com os diversos ataques do governo Bolsonaro à Educação como desmonte das Universidades Públicas, os riscos do projeto “Future-se” e cortes dos orçamentos das instituições. 

O indicativo de greve é apenas um alerta de que a categoria está se movimentando para uma possível greve. Reuniões de mobilização nas unidades da Ufam serão marcadas para a próxima semana.

(*) Com informações da assessoria