Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Sindicato dos professores do AM pede mais prazo para apresentar laudo de comorbidade

Professores do grupo de risco para o novo coronavírus deverão retornar às atividades presenciais no próximo dia 20

Sindicato dos professores do AM pede mais prazo para apresentar laudo de comorbidade

Os professores da rede pública estadual estão solicitando à Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) a prorrogação do prazo de entrega do laudo de comorbidades daqueles que se enquadram no grupo de risco da covid-19. O prazo de envio encerrou na segunda-feira, 06,

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Amazonas (Sinteam), professora Ana Cristina Rodrigues, os professores que tenham, porventura, algum tipo de doença, tinham até ontem para entregar a comprovação, tendo em vista que o retorno das atividades para o grupo é no dia 20 deste mês.

Os docentes que não estão inseridos no grupo de risco para o novo coronavírus retornaram às atividades presenciais na segunda.

O retorno das aulas presenciais, no entanto, ainda não tem data definida.

Porém, de acordo com Ana Cristina, muitos professores tiveram dificuldades para se consultar e conseguir o laudo médico, devido à pandemia de coronavírus. Ainda de acordo com as informações de Ana Cristina, não estava sendo realizado atendimento para outras doenças nos demais hospitais, com isso, os docentes não conseguiram ser atendidos e , assim, entregar seus exames comprobatórios.

Uma pesquisa on-line, realizada pelo Sinteam, envolvendo 45 municípios do Amazonas, mostra que 44% dos professores da rede pública estadual afirmaram ser do grupo de risco.

“Eles alegam que estão tendo dificuldades de se consultar para poder pegar o laudo com o médico. Por conta da pandemia, atrasou tudo, não tava tendo atendimento médico. Embora eles tenham plano de saúde, o próprio plano de saúde não estava atendendo as consultas eletivas e aí eles estão tendo dificuldade de marcar consulta para pegar o laudo”, disse.

Aulas presenciais

Embora o retorno das aulas presenciais, para os alunos da rede pública estadual de ensino, ainda não tenha data definida, a presidente do Sinteam afirma que a medida é arriscada para a classe.

“Voltamos a afirmar: ‘esse vírus é novo e desconhecido. Não podemos pagar para ver o que vai acontecer. Enquanto o sindicato defende a vida de nossa categoria, o governo age de forma contrária”, disse Ana Cristina.

O que diz a Seduc

Em nota a Seduc reforça que não há um dia exato para o retorno das aulas, porém, adianta que serão retomadas de maneira gadual e escalonada. A Seduc diz que na próxima semana apresentará cronograma possível do retorno das aulas.

“Já se pode adiantar que aulas serão retomadas de maneira gradual, escalonada e em regime híbrido (atividades presenciais e remotas). Iniciaremos o retorno com os estudantes do Ensino Médio, com as turmas divididas em grupos A e B, que comparecerão às instituições de ensino em dias alternados. Neste primeiro momento, a retomada será somente na capital”, diz a Seduc.

Leia abaixo a resposta completa da Seduc às questões feitas pelo Portal AM1.

Já tem um plano definido para o retorno das aulas?

R: Até o momento, os protocolos internacionais de Saúde defendem um retorno cauteloso às atividades presenciais, como forma de evitar um possível segundo ciclo da doença e preservar a integridade física e emocional dos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar. É o que prevê, também, o planejamento que está sendo finalizado na rede estadual.

Entre as principais medidas, já se pode adiantar que aulas serão retomadas de maneira gradual, escalonada e em regime híbrido (atividades presenciais e remotas). Iniciaremos o retorno com os estudantes do Ensino Médio, com as turmas divididas em grupos A e B, que comparecerão às instituições de ensino em dias alternados. Neste primeiro momento, a retomada será somente na capital.

Não existe data definida para o retorno das atividades presenciais na rede pública estadual do Amazonas. Desde a segunda quinzena de junho, a Secretaria de Educação trabalha no planejamento para apresentar à comunidade escolar e aos órgãos de Saúde, Fiscalização e Controle. Na próxima semana, este plano será apresentado detalhadamente, incluindo previsões de datas.

A Secretaria de Educação fornecerá máscaras de pano a todos os estudantes e profissionais da rede, a fim de garantir o uso obrigatório do item nas dependências das unidades de ensino. Além disso, está investindo na infraestrutura das escolas, onde serão instaladas pias e dispensers de sabão (para a higienização correta das mãos), e na sinalização visual com orientações sobre prevenção e cuidados.

2. O Sinteam afirma que o retorno não é prudente. A Seduc tem dialogado com os professores sobre o assunto? Como está sendo feito?

R: Desde o início de junho, a Secretaria de Educação está estudando os protocolos de Saúde e recomendações de órgãos nacionais e internacionais para o retorno das atividades presenciais. Com isso, disponibilizou uma pesquisa para pais, responsáveis, professores, pedagogos, gestores e servidores administrativos, a fim de ouvi-los quanto às sugestões sobre as medidas a serem adotadas para a segurança de todos.

3. O Sinteam também publicou nas redes sociais que solicita mais tempo para os professores enviarem o laudo de comorbidades, devido algumas dificuldades que encontraram para realizar consulta médica devido a pandemia. Qual era o prazo? A Seduc vai aumentar esse prazo? Se não, por que? Há previsão de diálogo com os professores sobre o assunto?

R: A Secretaria de Estado de Educação e Desporto reitera que permanece à disposição para receber todos os laudos médicos de servidores da instituição, justamente por entender que o Amazonas passa por um momento único e singular, onde diversos serviços foram suspensos devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).