O voto consciente - Amazonas1
2 de dezembro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

O voto consciente

Os eleitores irão votar em novembro para prefeito e vereador. Mas, se o eleitorado quer melhorar a qualidade de vida nas cidades e no País, tem que votar com consciência

O voto consciente

O Brasil passa por duas grandes crises que estão impactando a vida do povo. A crise sanitária causada pelo novo coronavírus que já levou milhares a óbito; a crise econômica responsável por milhões de pessoas no desemprego.

Nesse cenário de crises, os eleitores irão votar em novembro (dias 15 e 29) para prefeito e vereador. Mas se o eleitorado quer melhorar a qualidade de vida nas cidades e no País tem que votar com consciência coletiva e responsabilidade.

Para isso, faz-se necessário o eleitorado compreender as regras eleitorais de 2020, a função do vereador e do prefeito, a história de vida e profissional do candidato, as propostas do candidato e do seu partido político e ainda, que o voto deve ser dado objetivando o interesse coletivo.

Nessa linha do voto consciente, no último dia 08 de outubro, a Arquidiocese de Manaus, a Rádio Rio Mar e o Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral lançaram cartilha explicativa para o eleitor dispor de informações sobre a importância de votar com responsabilidade que, agora, exponho:

VOTE EM CANDIDATOS QUE

Não roube. Não seja corrupto. Não compre voto. Não use caixa 2. Não se aproveite da miséria e ignorância dos seus semelhantes. Não use seu mandato para enriquecer ilicitamente. Não se venda. Não seja demagogo. Não seja falso. Não seja mentiroso. Não seja apegado ao dinheiro. Mantenha lealdade ao povo. Preste conta de seu mandato. Seja honesto e verdadeiro. Planeje projetos em favor dos pobres. Tenha projetos para habitação, educação, saneamento e transporte. Promova o trabalho e o emprego. Seja zeloso na preservação do meio ambiente. Ame e cuide da cidade. Seja assíduo ao trabalho. Seja ficha-limpa.

FUNÇÃO DO PREFEITO

Administrar o município e decidir como vai ser distribuído o dinheiro público. Cuidar, por exemplo: da saúde, da educação, do transporte público, da limpeza urbana, do saneamento básico e da manutenção dos espaços públicos. Sancionar ou não Projeto de Lei (PL) votado pelos vereadores. Apresentar projeto de Lei à Câmara Municipal. Prestar contas dos gastos do dinheiro público.

FUNÇÃO DO VEREADOR

Elaborar projetos de lei para o município, discuti-los e votá-los. Fiscalizar a ação do prefeito, dos secretários e de outros funcionários públicos. Aprovar o orçamento do município. Aprovar ou não as contas do prefeito.

ANALISE A VIDA DO CANDIDATO TER BOA ÍNDOLE

Pesquise, em fontes seguras, sobre a vida do candidato em que pensa votar: sua história, família, valores e princípios que regem sua atuação na sociedade e seu trabalho social.

TER COMPETÊNCIA – Verificar se tem capacidade de liderança política, se sabe delegar, escolher os colaboradores para cada área, administrar os recursos públicos.

SER FICHA LIMPA – Honestidade é um dos critérios principais para se observar no candidato. Se ele já esteve envolvido com corrupção ou condenado pela Justiça, não merece seu voto. Se ele tem atitudes corruptas, como tentar comprar votos ou trocar por favores, também não merece seu voto.

TER UMA BOA PROPOSTA DE GOVERNO – Conhecer o que o candidato propõe, como pretende executar e com quem está comprometido. Não basta assistir à propaganda eleitoral na TV, é preciso pesquisar nos canais oficiais do candidato ou no site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – TRE-AM.

SE FOR CANDIDATO À REELEIÇÃO – Analise as motivações para a reeleição, como foi o mandato anterior, se esteve envolvido ou conivente com casos de escândalo e de corrupção, se trabalhou a favor do bem comum.

Na democracia, o eleitor tem poder e pode melhorar a vida de todos. Portanto, o voto consciente é necessário.

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading