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24 de fevereiro de 2021
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Criar e gerir uma loja online no século XXI

Quando olhamos para o mundo atual, deparamo-nos com duas realidades muito distintas. Por um lado, nunca foi tão simples para um empreendedor colocar em prática as suas ideias e planos, construindo uma empresa online e desenvolvendo uma marca de e-commerce. Por outro, esta facilidade na criação de marcas digitais fez com que as mesmas proliferassem […]

Criar e gerir uma loja online no século XXI

Quando olhamos para o mundo atual, deparamo-nos com duas realidades muito distintas. Por um lado, nunca foi tão simples para um empreendedor colocar em prática as suas ideias e planos, construindo uma empresa online e desenvolvendo uma marca de e-commerce. Por outro, esta facilidade na criação de marcas digitais fez com que as mesmas proliferassem e se tornasse incontornável o encontro com uma intensa concorrência que dificulta e pode mesmo minar todas as hipóteses para o sucesso.

A realidade do mundo no século XXI é particularmente visível no Brasil e os números apresentados pelas estatísticas da SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelam isto mesmo. Segundo estes dados, no Brasil, o crescimento célere do número de lojas online está longe de corresponder a uma igualmente emergente taxa de sucesso. Na verdade, neste país, 60% das lojas tende a falir no primeiro ano de atividade, sendo que o número alastra para 80% quando considerados os primeiros 18 meses de atividade.

Perante esta dificuldade que as empresas encontram em furar o mercado para se destacarem, torna-se muito complexo todo o processo de criação e de gestão de uma loja online. As dúvidas sobre a melhor forma de ação para atingir um patamar relevante são comuns, bem como a procura de aliados confiáveis para facilitar todo o processo de construção da marca.
Felizmente, o mundo da Internet é vasto e as dificuldades do setor são, também, uma das preocupações dos empreendedores online, o que resulta em diversas soluções que podem ajudar a melhorar a potencialidade de sucesso destas novas empresas digitais.

 

Apoio na criação da marca

Uma boa marca digital terá os maiores cuidados na criação de uma identidade sólida, que ajude a distinguir uma determinada loja online de todas as existentes.
Aqueles que não podem gastar as suas verbas na contratação de profissionais de design digital e de criativos podem, hoje, conseguir edificar uma identidade de marca igualmente forte através de ferramentas essenciais, como geradores de nomes, de slogans ou de logótipos.
Este tipo de ferramenta é essencial para a criação da marca e pode ajudar a dar o toque extra que eleva uma empresa e a ajuda a ter destaque face aos seus concorrentes.
Vale a pena recordar que o momento da construção da marca é um dos mais importantes, já que são os aspetos que alicerçam as lojas online que mais promovem a relação entre a loja e os seus consumidores.

Garantia de uma gestão eficaz

Tal como as ferramentas de apoio à criação de marcas, também as ferramentas de gestão podem ajudar fortemente a conseguir que um empreendedor tenha sucesso.
Um exemplo disto são as calculadoras de tráfego ou as estatísticas do site, que permitem um olhar renovado sobre quais os produtos mais procurados, quais as fontes de pesquisa e quais as redes a partir das quais os clientes mais são reencaminhados para a loja.
Este tipo de ferramenta permite conhecer melhor o público efetivo e os seus hábitos, tornando possível que se criem lógicas de promoção ancoradas no público-alvo e com estratégias mais específicas e ponderadas.

Delegação de tarefas

Com as dificuldades atuais e uma vez que muitas empresas digitais são geridas por uma só pessoa ou por uma pequena equipa, surgem também os espaços digitais que fornecem serviços especializados e mediante os quais se torna possível delegar tarefas.
Um exemplo bastante mediático disto mesmo é o Dropshipping. Este corresponde a uma técnica de vendas que delega por completo todos os aspetos relacionados com a gestão logística, evitando gastos iniciais com stock e armazenamento e liberando o tempo do empreendedor, para que este possa apostar, de forma mais intensa e despreocupada, nas questões de difusão da marca.
Sem as usuais preocupações e com mais tempo para criar planos e estratégias de marketing, torna-se mais simples garantir que a marca chega até aos consumidores e que nenhuma entrega ficará esquecida por esta razão.

Formas de difusão económicas

Também a difusão é, hoje, mais simples através das novidades digitais. As redes sociais são um bom exemplo de como, atualmente, se torna possível atingir os mais diversos públicos, de um forma rápida e eficaz, mesmo que existam poucos (ou nenhuns) recursos económicos.
Um bom uso de redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o Instagram podem fazer toda a diferença no momento de levar uma nova marca online até ao seu público.
Outro tipo de ferramenta, como o Google Ads, está também disponível para o efeito e pode ajudar a que os empreendedores tenham uma maior expressão junto dos consumidores.

Assim, o que podemos concluir é que, apesar de todas as dificuldades na criação de um negócio na Internet, existem também soluções digitais cada vez mais adequadas, que podem garantir o sucesso daqueles que se aventuram neste tipo de atividade.

 

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