US - R$ 3,71

×

Engenheiro e empresário criam cabine de banho itinerante para moradores de rua 


A vontade de participar de um projeto social fez com que um engenheiro e um empresário se tornassem amigos para colocar a solidariedade em prática: Sidival Dias e Clayton Alves uniram conhecimentos para criar uma cabine para levar banhos itinerantes para moradores de rua em São José dos Campos (SP).

(Foto: Arquivo pessoal)

Chamada de ‘Banho do Bem’, a iniciativa começou há dois anos e meio e atualmente tem sido levada para outras cidades no Estado. Os dois viajam em um carro que leva uma cabine dupla sobre rodas – como dois banheiros químicos adaptados para banho. Em cada um deles há uma bomba d´água de 250 litros cada.

A cada saída eles têm capacidade máxima de 15 banhos e também oferecem sabonetes e kits de higiene bucal para os moradores escovarem os dentes. Tudo no projeto – dos produtos de higiene pessoal até o combustível do carro – sai do bolso deles e da ajuda de alguns doadores.

Ideia

O engenheiro Sidival Dias explica que a origem da ideia foi uma inquietação depois de ter sido voluntário em alguns projetos sociais que distribuem sopa para moradores de rua.

(Foto: Arquivo pessoal/ Sidival Dias)

“Esses projetos são importantes demais, mas senti que queria ajudar de outra maneira. Inspirado em projetos dos Estados Unidos e Austrália, comecei a pensar em adaptar a ideia do banho móvel para que a cabine pudesse ser transportada por um carro de passeio. Foi aí que entrou o Clayton: ele fabrica telhas e fui orçar o projeto com ele, que ofereceu a mão de obra de graça”, disse.

 

 

 

*Com informações do G1 Vale do Paraíba e Região

Faça um comentário