Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Brasil

‘Ponte da Amizade’ recebe monitaremento inteligente

Intitulado como "Fronteira Tech", o projeto que visa também inibir a atuação de criminosos dispõe de 70 novas câmeras com tecnologia 4.0, sensores de tiro e softwares com inteligência artificial. 

‘Ponte da Amizade’ recebe monitaremento inteligente

O novo sistema de segurança adquirido através de uma parceria entre a Receita Federal e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), tem como principal objetivo aprimorar o monitoramento da fronteira entre o Brasil e Paraguai através de reconhecimento facial e placas de veículos que cruzam a fronteira.

Intitulado como “Fronteira Tech”, o projeto que visa também inibir a atuação de criminosos dispõe de 70 novas câmeras com tecnologia 4.0, sensores de tiro e softwares com inteligência artificial. 

A Ponte da Amizade, localizada entre a cidade de Foz de Iguaçu (PR) e a Ciudad del Este, recebe todos os dias pelo menos 100 mil pessoas e 40 mil veículos cruzam a fronteira entre os dois países, o trabalho de monitoramento é extenso. Porém com o Fronteira Tech, a estimativa é que o número de crimes de contrabando diminua significativamente, bem como, que a identificação de pessoas procuradas que cruzam a fronteira seja mais efetiva e precisa.

O Fronteira Tech

O projeto envolve uma rede de iluminação pública inteligente, com duas câmeras em cada um dos 33 postes nas entradas e saídas da Aduana; quatro câmeras fixas em pontos estratégicos; 11 sensores de tiro, que captam o áudio de disparos e a partir disso calculam a localização do tiro; e sistema de identificação facial e reconhecimento de padrões, softwares e big data. Além disso, ainda haverá 15 luminárias de LED com telegestão – sobre as quais o operador recebe informações em tempo real – e GPS.

Se um carro for roubado e passar pelo local, por exemplo, o sistema é capaz de identificar rapidamente a placa e emitir um alerta. O mesmo ocorre com a identificação facial para procurados da Justiça.

Inauguração do Fronteira Tech

O investimento na aquisição, instalação e operação dos equipamentos e softwares na Ponte da Amizade foi de R$ 5 milhões. A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o secretário de Estado da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

(**) Com informações da Assessoria