Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Brasil

Senai conserta mais de 2 mil respiradores mecânicos para hospitais

Os aparelhos, importantes no tratamento de doentes graves da covid-19, estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas

Senai conserta mais de 2 mil respiradores mecânicos para hospitais

Foto: Reprodução Senai

Em uma iniciativa voluntária e, em meio à pandemia da covid-19, indústrias ligadas ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) já consertaram, sem custos, mais de 2 mil respiradores mecânicos desde 30 de março.

Leia mais : Sete municípios do AM recebem respiradores para combate à covid-19

A ação ocorreu graças a uma rede voluntária que inclui 28 empresas e instituições coordenadas pelo Senai. Os equipamentos foram devolvidos a hospitais de mais de 336 cidades, em 24 estados e no Distrito Federal.

O número de equipamentos reparados ainda pode aumentar, já que a rede voluntária recebeu quase 4 mil respiradores, sendo que cerca de mil ainda estão na manutenção e 200 estão sendo calibrados.

Cada respirador pode salvar até dez vidas. Ao todo, o país soma 3.057.470 diagnósticos e 101.752 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus, segundo os dados atualizados do Ministério da Saúde.

Desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o país, 2.007 ventiladores pulmonares foram consertados gratuitamente e devolvidos às instituições de saúde em 336 municípios de 24 estados e no Distrito Federal.

Os aparelhos, importantes no tratamento de doentes graves da covid-19, estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas.

Desde 30 de março, quando a Iniciativa + Manutenção de Respiradores passou a trabalhar foram recebidos 3.989 respiradores, dos quais 951 estão em manutenção e 173 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.

 

 

(*) Com informações do Senai