Chico Preto: 'Arthur está deixando Manaus travada para atrapalhar David' - Amazonas1
18 de janeiro de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Chico Preto: ‘Arthur está deixando Manaus travada para atrapalhar David’

Chico afirmou que as renovações de contrato assinadas no fim de mandato por Arthur Neto são 'cruzetas' e 'cartas marcadas' para garantir ao prefeito 'mesadas' para 'sobrevier politicamente'

Chico Preto: ‘Arthur está deixando Manaus travada para atrapalhar David’
Foto: Reprodução

O vereador Chico Preto (DC) demonstrou revolta e frustração contra o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) por estar deixando Manaus “travada”, devido a renovações de contratos com o suposto objetivo de dificultar a gestão do futuro prefeito, David Almeida (Avante). O desabafo ocorreu nesta quarta-feira (2), com Chico Preto destacando contratos mantidos com empresas do transporte coletivo, iluminação pública e de coleta de lixo.

Chico Preto, em vídeo publicado nas redes sociais, disse que estava revoltado com o acidente de ônibus ocorrido na terça-feira (1), na avenida Torquato Tapajós, quando a direção do veículo quebrou, deixando passageiros com fraturas e ferimentos. O vereador afirmou que a culpa do acidente é do prefeito Arthur Neto, por manter um veículo em atividade tendo mais de 10 anos.

Essa situação poderia ter sido evitada, caso o prefeito tivesse atuado, nos últimos oito anos, para mudar o cenário do transporte coletivo de Manaus, segundo Chico Preto. Então, o parlamentar denuncia, que ao invés de mudar essa situação, Arthur renovou contratos com as empresas que prestam esse serviço na capital.

Leia mais: Arthur prorroga por 15 anos contratos milionários com empresas de limpeza pública

“Isso é fruto da irresponsabilidade da gestão que está saindo. Do prefeito que não travou Manaus na beleza, travou Manaus em vários aspectos. Um deles: o transporte coletivo, porque não tomou providências, não teve compromisso, não teve firmeza para enfrentar essas questões durante oito anos. O transporte coletivo está sendo repassado, para a gestão que está entrando, com um cenário terrível: com 400 ônibus por renovar; o sistema temerário; rodoviários anunciado nova greve e, além disso tudo, o prefeito sai renovando contratos com as mesmas empresas, por mais dez anos”, iniciou Chico Preto.

O vereador salientou que esses atos do prefeito Arthur foram feitos de caso pensado, para sua sobrevivência política, deixando a prefeitura engessada para David Almeida.

“O Arthur, pensando na sua sobrevivência política, torcerá para que o próximo prefeito tenha uma gestão ruim, para que a gestão não ande, e uma das formas para travar a gestão é justamente deixá-la amarrada, engessada. Isso é de uma maldade com a cidade e de uma crueldade com as pessoas. Atitude própria de quem tem espírito pequeno”, diz o parlamentar.

A crítica se dá por conta de a renovação do contrato com as mesmas empresas do transporte coletivo dificultar a realização de licitação para melhoria do sistema.

Cavalos de Tróia

Chico Preto ainda destacou que Arthur também deixa outros “cavalos de Tróia” para o prefeito eleito, David Almeida. Um deles é o contrato de iluminação pública, que foi renovado por mais 15 anos, com o consórcio Manaus-Luz, no valor de R$ 1 bilhão. O vereador também citou a renovação da concessão do serviço de coleta de lixo, por mais 15 anos, com as empresas Tumpex e Construtora Marquise, no valor de R$ 26,3 milhões.

“O contrato do lixo é de 2003, ele tem 17 anos, e o Arthur no apagar das luzes da sua gestão, adivinha? Ele pega a caneta e assina mais 15 anos de contrato com as mesmas empresas. Será que é por acaso? Não!”, enfatizou o vereador.

Leia mais: Novo prefeito herdará dívida bilionária de Arthur com empresas de iluminação

A situação foi categorizada pelo vereador como contratos de cruzetas, de cartas marcadas, para manter as mesmas empresas prestando o serviço, impedindo a relação de licitação. Chico Preto ainda foi além, acusando o prefeito de garantir a sua “mesada” pelos próximos anos, por intermédio dessas renovações.

“Isso soa mais como carta marcada no final de mandato. Sabe, a mesada está garantida pelos próximos anos. Cara, isso é muito ruim!”, desabafa.

O vereador encerrou lamentando a postura de Arthur, após ter sido derrotado duplamente nas urnas por apoiar Alfredo Nascimento (PL) e Amazonino Mendes (Podemos).

“Lamentável a postura de quem foi derrotado duas vezes, que sai deixando a prefeitura amarrada, com esses cavalos de Tróia para a próxima gestão. O Arthur focou nos seus interesses pessoais, particulares, porque isso para mim parece mesada para os anos vindouros, porque é claro que as empresas que estão aí tem interesse em ficar. O quanto que isso não deve ter custado? Quanto?! Então, isso é ruim para a cidade, ruim para a gestão que está entrando”, concluiu Chico Preto.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading