Deputados não temem covid-19 e aglomeram em comícios e carreatas no interior do Amazonas - Amazonas1
1 de dezembro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Deputados não temem covid-19 e aglomeram em comícios e carreatas no interior do Amazonas

Os deputados federais e estaduais participaram de comíssios, carreatas e passeatas que descumpriam as medidas de prevenção contra o novo coronavírus

Deputados não temem covid-19 e aglomeram em comícios e carreatas no interior do Amazonas
Silas Câmara em Manicoré - Foto: Reprodução

Os deputados federais e estaduais estão aproveitando as folgas do final de semana para aglomerarem em campanhas de candidatos a prefeito no interior do Amazonas. Em vários municípios, os parlamentares registraram presença, descumprindo medidas de prevenção contra a covid-19.

Nesta terça-feira (27), a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, voltou a afirmar que os casos de covid-19 aumentaram no estado com o início dos comícios, carreatas e passeatas de candidatos.

A não utilização de máscaras e o descumprimento do distanciamento social mínimo são as principais infrações verificadas nesses eventos.

Sidney Leite

Neste final de semana, o deputado federal Sidney Leite (PSD) manteve a rotina de participação em carreatas e comícios no interior. Ele esteve em cinco municípios. Na sexta-feira (23), participou de caminhada no Careiro Castanho, junto da candidata a prefeita Janete Lobo (PSD). No mesmo dia o deputado ainda esteve em Carauari, apoiando a candidatura de Manoel Thiago (PSC).

Leia mais: Sidney Leite se arrisca em aglomerações de candidatos a prefeito no interior

A certeza da despreocupação com a covid-19 é a divulgação com orgulho de fotos das passeatas e comícios nas redes sociais de Sidney. A maior dela foi registrada em Tefé, com ruas lotadas de gente, no último sábado (24). Não há confirmação da presença do deputado na cidade, apenas a postagem de imagens da aglomeração popular em apoio ao candidato Nicson Marreira (PTB).

Ainda no sábado, Sidney esteve presente na aglomeração causada no comício de Raylan Barroso (DEM), em Eirunepé. No domingo (25), o deputado participou de agendas de campanha em Guajará, do candidato a prefeito Marcio Ribeiro (Cidadania), e em Ipixuna, da candidata Maria Oliveira (PSDB).

Silas Câmara

O deputado federal iniciou uma série de visitas aos municípios do interior. No sábado ele esteve em Borba apoiando o candidato Toco Santana (Republicanos), participando de um grande comício após a população ter realizado uma passeata com muitas pessoas sem máscaras e aglomeradas. No mesmo dia, Silas esteve em Novo Aripuanã, onde registrou presença em uma reunião do candidato a prefeito Arley Santana (PSD), com todas as pessoas presentes sem máscaras.

Ainda no sábado, Silas participou de carreata em Humaitá ao lado do candidato a prefeito Dedei Lobo (PSC). Do domingo, o parlamentar participou de reunião lotada do candidato a prefeito de Apuí, Marcos Lise (PSC), e também de um gigantesco comício realizado em Manicoré, pelo candidato a prefeito Lúcio Flávio (PSD). O deputado estadual Fausto Júnior (PRTB) estava presente no evento.

Leia mais: Comício de candidata à Prefeitura de Nhamundá ocorre com aglomeração

Na segunda-feira (26), o deputado esteve em Manacapuru, ao lado do prefeito Beto D’Angelo (Republicanos), que tenta a reeleição, em outro comício lotado.

Silas vai aproveitar esta semana para fazer uma série de visitas a 13 municípios. Nesta terça-feira (27), o deputado já esteve em Codajás e está a caminho de Maraã. Ele ainda deve aglomerar em Japurá, Coari, Tefé, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Amaturá, Tabatinga, Caapiranga, Anamã e Anori, até a próxima quinta-feira (29).

Átila Lins e deputados estaduais

O deputado federal Átila Lins (PP), ao lado dos deputados estaduais Belarmino Lins (PP), Alessandra Campêlo (MDB) e Fausto Júnior, participaram de carreata “monstruosa” do candidato à reeleição em Tefé, do prefeito Normando Bessa (PP).

DPE cobra fiscalização de comícios pelo TRE-AM

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) questionou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) a respeito da fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção à covid-19 nas campanhas políticas do Amazonas. A medida foi tomada após a Defensoria receber relatos de realização de atos eleitorais em que os decretos estaduais com restrições para conter a pandemia estão sendo desrespeitados.

Segundo o coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa/DPE-AM), defensor público Arlindo Gonçalves, antes de realizar a consulta ao TRE-AM, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) foi oficiada para fornecer informações sobre os riscos de transmissão de Covid-19 durante as campanhas eleitorais.

Leia mais: Prefeito Curica, de Tonantins, promove comício com aglomeração; veja vídeo

“Em resposta, a FVS-AM manifestou preocupação com a ocorrência de eventos políticos causadores de aglomerações e a não observância, em grande parte deles, das normas de segurança preconizadas para a mitigação da propagação do coronavírus, tais como uso de máscaras, distanciamento de 1,5 metros entre pessoas, higienização de mãos, uso de álcool gel, entre outros exemplos”, afirma o defensor.

A FVS-AM também informou que enviou à presidência do TRE-AM um ofício com a avaliação de risco e recomendações preventivas, sugerindo sua implementação com urgência, tratando-se de demanda de interesse à saúde pública. A Defensoria também questionou o Tribunal Eleitoral sobre quais  medidas foram adotadas pela Corte para implementar e difundir as indicações da Fundação.

Segundo a FVS-AM, o número de óbitos por covid-19 em Manaus cresceu 167% nas duas primeiras semanas de outubro em comparação com a segunda e a terceira semanas de agosto. A quantidade de mortes registradas nas quinzenas saltou de 58 para 155.

O processo está aberto para manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral desde esta segunda-feira (26). A Procuradoria tem três dias e, depois disso, a ação segue conclusa para decisão do desembargador eleitoral relator sobre a possibilidade de resposta por parte do TRE-AM.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading