Plataformas digitais vão apoiar combate a fake news

US - R$ 4,19

×

Plataformas digitais vão apoiar combate a fake news

Google, Facebook, Twitter e Whatsapp farão parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.

O Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ganhará o reforço das quatro principais plataformas de mídia social e de serviço de mensagens do mundo: Google, Facebook, Twitter e WhatsApp. A adesão ao programa acontecerá na próxima terça-feira, 22.

Com as novas adesões, o programa passará a contar com 40 instituições parceiras no desenvolvimento e execução de ações conjuntas capazes de reduzir os efeitos negativos que a desinformação pode causar no trato de temas que dizem respeito à Justiça Eleitoral e às eleições.

As plataformas digitais se encaixam em vários dos eixos temáticos que orientam o programa, tais como: “Alfabetização Midiática e Informacional”, que tem o objetivo de capacitar as pessoas para identificar e checar uma desinformação; “Contenção à Desinformação”, que visa à instituição de medidas concretas para desestimular ações de proliferação de informações falsas; e “Identificação e Checagem de Desinformação”.

‘Pecado’

O Sínodo da Amazônia, que ocorre no Vaticano, discute a criação de mais um pecado: o ecológico. O tema dos pecados ambientais apareceu logo no segundo dia de trabalhos. Na tarde do dia 8 de outubro, um dos religiosos afirmou na sessão, diante do papa, que era preciso aprofundar e divulgar uma literatura teológica sobre os ‘pecados ecológicos’.

Testes

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) ofertará testagem contra sífilis aberta para população na próxima terça-feira em programação de combate a doença.

Educação

Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) projeto de lei que propõe instituir, de forma permanente, campanha de combate à pedofilia e ao bulling infantil nos veículos, de quaisquer natureza, utilizados no transporte de estudantes em Manaus.

Prevenção

Ainda no âmbito do Legislativo Municipal, foi apresentado uma proposta para criar o sistema de Prevenção aos Incêndios nas comunidades urbanas de construção informal e favelas do Município de Manaus com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade das comunidades e favelas aos incêndios.

AAM anuncia Encontro Estadual

O primeiro Encontro de Prefeitos do Amazonas de 2019, na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, em Manaus, foi anunciado no encerramento do II Simpósio Internacional de Gestão Pública e Controle de Contas Públicas, onde a Associação Amazonense de Munícipios participou com um estande. Na pauta, estarão temas como o repasse do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização.

UEA

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) vai comemorar os 18 anos de existência da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com uma Sessão Especial na próxima quarta-feira, 23. A sessão foi proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD).

Simpósio

O desembargador Cláudio César Roessing representou, na semana passada, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no 2º Simpósio Internacional Sobre Gestão Ambiental e Contas Públicas.

Reunião

O evento foi realizado em Manaus e reuniu operadores do Direito, representantes do sistema judiciário, pesquisadores, universitários e gestores públicos que debateram o controle na proteção ambiental.

 

 

(*) Esse conteúdo é publicado simultaneamente na Coluna Claro&Escuro do Portal D24am e do Jornal Diário do Amazonas

Faça um comentário