US - R$ 3,91

×

PT faz reunião com PSB e PCdoB para tratar das eleições de 2018


Uma comissão do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu-se, nessa terça-feira, 15, com representantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB-AM), e Partido Socialista Brasileiro (PSB-AM). Objetivo foi traçar possíveis alianças e apoio em candidaturas para o pleito deste ano.

As prioridades do PT são as candidaturas à presidência da República e às vagas na Câmara dos Deputados. (Foto: Divulgação/ALEAM)

Segundo um dos membros da Comissão feita para negociar com outros partidos, deputado estadual José Ricardo, ainda não houve nenhuma definição sobre os apoios do PT no Amazonas.

As prioridades do partido são as candidaturas à presidência da República e às vagas na Câmara dos Deputados, que ele mesmo pretende concorrer. “O PT é a maior bancada da Câmara Federal. Com as mudanças partidárias, perdemos cerca de três deputados, mas a migração foi bem maior do que o esperado, três vezes maior”, disse José Ricardo.

Quando perguntado sobre o possível apoio ao pré-candidato do PSB, David Almeida, ao governo do Amazonas, José Ricardo afirmou que ainda não se definiu. Mas disse que se o candidato Francisco Praciano se colocasse como candidato ao governo, ele o apoiaria. Praciano lançou seu nome para disputar o senado pelo PT-AM.

O prazo para o PT definir seus apoios ou definir se lança candidatura própria é 10 de junho.

Nos dois últimos dias, esteve em Manaus, o secretário Nacional Geral do PT, Romênio Pereira, o objetivo dele foi traçar as possibilidades do diretório regional diante do quadro político no Estado, além de conversar com os diversos grupos dentro do PT para definir uma única estratégia. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores está otimista com as recentes pesquisas está decidido a inscrever o ex-presidente Lula para concorrer a eleição deste ano. “Mesmo preso, o ex-presidente Lula está liderando as pesquisas, por esse motivo o partido aposta nele e vai indicar o nome dele a presidência”, afirmou.

Romênio esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado David Almeida (PSB), mas evitou falar da pauta da reunião. Ele disse que vai respeitar as decisões do diretório regional sobre o processo eleitoral deste ano. “Estamos dialogando com várias forças políticas, mas qualquer posição da regional vai ser acatada pela nacional”, disse Romênio.

O deputado Serafim Côrrea (PSB) disse que o diálogo com o representante do PT nacional foi aberto. “O Romênio Pereira é muito habilidoso na política. A conversa foi muito boa, claro que o PT como o PSB tem suas direções nacionais e as eleições serão casadas com as eleições presidenciais e essas conversas vão prosseguir com toda serenidade e equilíbrio”, disse Serafim.

O secretário geral do PT também conversou com o PDT, do governador Amazonino Mendes. “Qualquer opinião, seja mínima, ela será precipitada e provavelmente não vai se tratar da realidade”, explicou.

 

Faça um comentário