Samel vira dor de cabeça na campanha de Ricardo Nicolau - Amazonas1
1 de dezembro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Samel vira dor de cabeça na campanha de Ricardo Nicolau

A empresa familiar, Nicolau admitindo ou não, foi a responsável em levar o deputado estadual a ser candidato a prefeito

Samel vira dor de cabeça na campanha de Ricardo Nicolau
Foto: Reprodução

A Samel, principal ‘garota propaganda’ da candidatura de Ricardo Nicolau a prefeito de Manaus, está se transformando em dor de cabeça para o deputado. O diretor do grupo hospitalar vem acumulando derrotas na Justiça Eleitoral, sendo proibido de “instrumentalizar” a Samel para alavancar sua campanha.

A empresa familiar, Nicolau admitindo ou não, foi a responsável em levar o deputado estadual a ser candidato a prefeito.

Nicolau se licenciou do cargo de deputado e foi dirigir o Hospital de Campanha Gilberto Novaes, implantado por meio de parceria da Samel com a Prefeitura de Manaus, e  ganhou exposição que nunca teve, atuando no combate à covid-19.

O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), experiente, percebeu a aspiração do parlamentar e cortou a relação.

Leia mais: Nicolau diz que Alfredo mostra ‘desespero’ por denúncia sobre ‘uso’ da Samel na campanha

A grande demonstração de quebra na confiança entre os dois foi no episódio em que Nicolau foi até o hospital de campanha, após o espaço ter sido fechado, tentar pegar os equipamentos doados pela Samel e acabou sendo impedido pela prefeitura.

A parceria que foi estabelecida sem qualquer formalidade, e que virou alvo de investigação pelo Ministério Público de Contas (MPC) passou a ter a burocracia para liberação dos equipamentos, como a ‘Cápsula Vanessa’.

Leia mais: Investigação contra Arthur Neto e Samel está empacada há quatro meses no TCE

As derrotas

A certeza que todo esse cenário incomodou o prefeito é que o principal algoz de Ricardo Nicolau e da Samel na campanha eleitoral está sendo justamente Alfredo Nascimento (PL), o candidato que conta com o apoio de Arthur.

Já são duas ações movidas por Alfredo. A primeira que pede a inelegibilidade de Nicolau por “instrumentalizar” a Samel e a outra que proibiu o grupo hospitalar de enviar mensagens ou fazer ligações para eleitores divulgando a candidatura de Ricardo Nicolau. Essa última, inclusive, teve decisão assinada nesta terça-feira (20), tomada pela juíza Margareth Hoagen.

Leia mais: Juíza proíbe Nicolau de usar nome da Samel em propaganda eleitoral

Outro que também focou ação contra a dobradinha Samel/Nicolau foi o candidato David Almeida (Avante). No último sábado (17), a juíza Sanã Oliveira proibiu Nicolau de mencionar a Samel em sua propaganda eleitoral, assim como a ‘Cápsula Vanessa’. A magistrada ressaltou que o uso da imagem da empresa poderia desequilibrar o pleito.

Nicolau se defende

A coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, de Ricardo Nicolau, emitiu notas considerando “absurda” e “desespero” os processos movidos contra ele e a Samel. O deputado justifica que é natural ter sua imagem atrelada à empresa familiar, pois trabalha há quase 30 anos como diretor do grupo.

“Ricardo Nicolau atua há quase 30 anos como diretor do grupo, é natural e razoável citar a empresa que pertence à sua família quando fala da sua trajetória de vida. É muito diferente de utilizar a estrutura do poder público a serviço eleitoral. Ricardo Nicolau continuará sua campanha de forma limpa, respeitando a legislação como sempre fez, mas o mais importante: ouvindo as pessoas e apresentando projetos que realmente melhorem a vida de quem mora em Manaus. É o que Ricardo Nicolau fez no pior momento da pandemia na nossa cidade. É o que ele sempre vai fazer por Manaus”.

Leia mais: Nicolau diz ser ‘absurda’ decisão que o proíbe de mencionar a Samel em propaganda

Dobradinha dando resultado

Mesmo com as derrotas, perseguição e toda a dor de cabeça, a dobradinha Samel/Nicolau pode estar aliada ao grande tempo de propaganda do candidato e justificar o aumento de intenções de voto.

O candidato é o que mais cresceu nas pesquisas eleitorais. A 5ª pesquisa da Perspectiva, divulgada nesta quarta-feira (21), demonstra isso, pois Nicolau largou com 3% das intenções de voto e hoje está com 9,1%.

Ele é o único que tem crescimento de 6 pontos, estando empatado tecnicamente com José Ricardo na terceira posição.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading