×

Seduc tem novo secretário executivo, cotado para assumir vaga de Lourenço


Sem conseguir apagar a crise na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o governador Amazonino Mendes (PDT) nomeou o administrador Marcelo Henrique Campbell para o cargo de secretário executivo da pasta. Conforme apurou o Site Amazonas1, o governador está insatisfeito com a gestão de Lourenço Braga e já se movimenta para substituí-lo. Campbell é o mais cotado, segundo pessoas ligadas à Seduc.

A nomeação de Campbell foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 13 de março. Ele já havia sido secretário executivo adjunto da pasta em 2012 e foi subsecretário municipal de infraestrutura e logística da Secretaria Municipal da Educação (Semed) entre 2009 e 2012. À época, o prefeito era Amazonino Mendes.

Ele assumiu a vaga deixada pelo ex-secretário Luis Fabian, indicado pelo deputado federal Pauderney Avelino (DEM),  que foi exonerado no início de janeiro deste ano.

Segundo apurou o Amazonas1, é questão de tempo para o novo secretário adjunto ocupar o lugar de Lourenço Braga, que chegou ao comando da Seduc em dezembro e, como um dos primeiros atos, autorizou a compra de 50 mil gibis, sem licitação, no valor de R$ 1,2 milhão.

Na gestão de Lourenço, a crise na educação ganhou novos contornos. O ano letivo começou sem merenda em parte das escolas da capital e do interior do Estado e até suco da folha de jambo chegou a ser servida para estudantes.

Quem é o novo secretário executivo

Marcelo Campbell é natural de Manaus, graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Especialista em Gestão de Empresas e Negócios em nível de MBA, ambas pelo CIESA, Pós-graduando em Especialização de Gestão Escolar pela Ufam/MEC.

Ele também foi secretário de educação de Roraima, até 2016.