Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

Com decisão judicial, Amazonino pode tomar posse nesta quarta-feira

Com decisão judicial, Amazonino pode tomar posse nesta quarta-feira

Amazonino Mendes ao receber a diplomação o TRE_AM (Foto: Aguilar Abecassis/assessoria)

Amazonino e seu vice-governador Bosco Saraiva (Foto: Aguilar Abecassis/Assessoria)

Da Redação

O desembargador Djalma Martins da Costa autorizou no final da tarde de terça-feira (3) o direito de posse imediata ao governador eleito Amazonino Mendes (PDT), que havia entrado com mandado de segurança na manhã do mesmo dia.

A posse está marcada para a manhã desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), mas existe um cabo de guerra entre os adversários do governador que não confirmaram o horário da posse que deve ser feita até 14h de hoje.

Enquato isso, centenas de cabos eleitorais de Amazonino convocados em grupos do WhatsApp estão desde as 6h da manhã na sede da Assembleia, tentado ocupar a galeria e fazer coro na hora da cerimônia.

Amazonino não quer esperar mais esperar uma semana para sentar na cadeira de governador, já que a posse oficial estava agendada para o dia 10 de outubro, na ALE-AM. A data protelada pelo presidente da ALE-AM, Abadala Fraxe (Podemos), do grupo do governador interino David Almeida (PSD), é estratégica para ocorrer depois do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5525, no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (5).

Os ministros do STF podem decidir que o Amazonas tenha uma eleição indireta, assim anulando a votação da eleição suplementar que elegeu Amazonino Mendes, pela quarta vez governador do Estado do Amazonas.