MENU
logo-amazonasum

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

David vai à Aleam e pede pressa para armar Guarda Municipal

A Aleam aprovou o requerimento para tramitar em regime de urgência a PEC que visa facilitar a criação de guardas municipais no Amazonas
Beatriz Araújo – Portal Amazonas 1
• Publicado em 09 de junho de 2021 – 13:20
Foto: Divulgação/CMM

MANAUS (AM) – Após a onda de vandalismo que ocorreram no último fim de semana em Manaus, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quarta-feira (9) o requerimento para tramitar em regime de urgência a Proposta de Emenda Constituição PEC 04/2021 que visa facilitar a criação de guardas municipais destinadas a proteção de bens, serviços e instalações nos municípios do Amazonas.

No último domingo (6), vários incêndios a ônibus, escolas, veículos particulares e até mesmo em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), aconteceram na capital amazonense. Os crimes iniciaram após a morte de um traficante durante confronto com policiais da Rocam, no sábado (5). A PEC foi apresentada na Casa Legislativa, pelo deputado estadual Cabo Maciel que usou os ataques para sustentar a proposta. Outra proposta, de autoria do deputado Péricles para armar o efetivo, já está em tramitação na Assembleia.

Leia mais: David Almeida autoriza compra de cimento 47% mais caro em Manaus

Ainda na segunda-feira (7), o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) prometeu enviar à Camara Municipal de Manaus (CMM) um Projeto de Lei (PL) para armar a Guarda Municipal.  Nesta terça, David esteve na Aleam para reforçar o pedido.

“Os projetos buscam aplicar as competências da Guarda Municipal, para melhor resguardar o patrimônio público e dá ao cidadão, uma condição de segurança. Uma das propostas já deve ser aprovada na Casa até sexta-feira. Esse trabalho é importante para toda a população, uma vez que visa priorizar a segurança pública”.

Em Manaus, a guarda municipal tem atuado apenas na proteção do patrimônio público e na organização de grandes eventos promovidos pela prefeitura. Na ocasião, David Almeida não informou se a partir do armamento do efetivo, os guarda municipais atuaram no combate à criminalidade, na linha de frente, junto as forças de segurança estaduais e federal.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap