MENU
logo-amazonasum

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Deputados acumulam faltas em sessões, mesmo em home office

Com 46 sessões plenárias e nove ordens do dia realizadas entre fevereiro a maio deste ano, na Aleam, parlamentares não comparecem a todas as sessões
Edilânea Souza – Portal AM1*
• Publicado em 05 de junho de 2021 – 18:00
Aleam_Faltas Sessões

MANAUS, AM – Com 46 sessões plenárias e nove ordens do dia realizadas entre fevereiro a maio deste ano, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), parlamentares não comparecem a todas as sessões, mesmo elas acontecendo de forma híbrida, no caso, presencial e por transmissão nos canais da Casa Legislativa. As faltas foram consultadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam.

Entre os mais faltosos das sessões plenárias em 2021 estão: a deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), que participou de 34 delas e teve 12 faltas, o deputado Fausto Júnior (MDB) teve 36 presenças e 10 faltas, já o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV) participou de 37 das sessões e faltou a 9 delas.

Faltas sessões Aleam

Quanto à presença dos parlamentares na votação de projetos da Ordem do Dia, Mayara Pinheiro participou de seis delas ,inclusive, faltando em três; Fausto Júnior, Álvaro Campelo (PP), Cabo Maciel (PL) e Ricardo Nicolau (PSD) tiveram sete presenças, cada um, e duas faltas nas votações de projetos.

A Assessoria de Comunicação da Dra. Mayara informou ao Portal AM1 que todas as ausências da parlamentar nas sessões foram justificadas na Aleam.

Analisando o mesmo período em 2020, o deputado Ricardo Nicolau foi o que menos compareceu às sessões plenárias na Aleam. Nicolau se licenciou em 14 de abril, na ocasião, para gerenciar o hospital de campanha municipal durante a crise da covid-19; a licença durou sessenta dias.

Leia mais: Falta dos deputados na Aleam vira motivo de crítica na Casa

Segundo o SAPL, Nicolau participou de 20 das 44 sessões plenárias registradas no período, estando ausente de 24 delas. Já a deputada Mayara Pinheiro (PP), teve 33 participações e 11 faltas. O ex-deputado Josué Neto (Patriota), teve 34 presenças e dez faltas na ocasião.

Quanto às ordens do dia, que somaram 25 no período, Ricardo Nicolau participou de 17 votações, Mayara e Wilker Barreto (Podemos) participaram de 20 cada um.

Faltas sessões Aleam

No ano de 2020, a Casa teve 129 sessões e 45 ordens do dia. Destas, Ricardo Nicolau só participou, no geral, de 81 e esteva ausente em 48, lembrando que o parlamentar concorreu à cadeira de prefeito de Manaus nas eleições passadas. No quadro geral, quem também ficou com baixa nas atividades parlamentares foi o deputado Fausto Júnior, com presença em 96 sessões e 33 ausências.

Faltas em sessões da Aleam

O valor bruto pago a um deputado estadual é de R$ 25.322,25 (vinte e cinco mil, trezentos e vinte e dois reais e vinte e cinco centavos). Se dividirmos o valor por 30 dias de trabalho, o valor de uma diária parlamentar é de R$ 844,40 – valor que deverá ser descontado em caso de falta.

Consultados por e-mail para falar como são descontadas as faltas parlamentares ou mesmo as justificativas dadas, a Diretoria da Casa não manifestou opinião até o fechamento deste conteúdo. O espaço fica aberto para quaisquer esclarecimentos futuros.

Aleam_Faltas Sessões

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap