Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Destaques

‘Apenas 0,09% do total da área desmatada pertence ao Estado’, diz governo do AM

Em nota, governo afirma que reconhece o aumento do desmatamento na região, mas esclarece que esses números somente serão consolidados em 2020

‘Apenas 0,09% do total da área desmatada pertence ao Estado’, diz governo do AM

(Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Após a divulgação dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apurada pelo sistema Prodes, em que afirma que o desmatamento na Amazônia Legal cresceu quase 30% em um ano, o Governo do Estado emitiu uma nota de esclarecimento na noite desta segunda-feira, 18, em que diz reconhecer o aumento do desmatamento no Amazonas, mas justifica que apenas 0,09% do total da área desmatada pertence ao Estado, conforme análise feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Quando se desmembra o desmatamento dos nove Estados da Amazônia Legal, o Amazonas aparece em 4º lugar no ranking, com um aumento de 36% do desmate no período entre agosto de 2018 a julho de 2019. Para o Governo, esses números são estimativas e  que somente serão consolidados em 2020.

“É importante ainda destacar que 91% do desmatamento no Amazonas está concentrado em municípios do Sul do Estado, que vem sofrendo grande pressão da expansão da fronteira agrícola de outros Estados da região. Este já é um padrão identificado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e a região tem sido foco das ações de combate ao desmatamento ilegal desde o início de 2019”, diz trecho da nota do governo.

A nota diz ainda que a análise dos dados feita pela Sema demonstra ainda que 40% do desmatamento total do Estado está concentrado em áreas de domínio federal, com maior incidência em áreas de projetos de assentamento do Incra de 34%. Já os dados apresentados pelo Inpe mostram que os Estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia apresentam 84,13% de todo desmatamento observado nas cenas prioritárias.

A nota conclui que, desde o início do atual governo, eles vêm se comprometendo por meio da Sema para combater o desmatamento ilegal no Amazonas e que estão modernizando os licenciamentos e as fiscalizações para aumentar a transparência no intuito de evitar corrupção, que facilita o desmatamento ilegal.