Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Destaques

Chico Preto comeu abiu na estreia de programa do Amazonas1

O vereador participou do 'Fala ou Come Abiu?' e preferiu não responder a uma das perguntas comprometedoras

Chico Preto comeu abiu na estreia de programa do Amazonas1

Jornalista Cyntia Blink apresenta programa de entrevistas e coloca políticos em "saia justa". Foto: Divulgação Portal Amazonas1)

Na estreia do novo programa do portal Amazonas1, o ‘Fala ou Come Abiu?’ o primeiro convidado foi o vereador Chico Preto (PMN) e ele soltou o verbo, mas também se reservou ao direito de “comer abiu”. Para o convidado, a qualidade do parlamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) “não está boa”, ele vai concorrer ao cargo de prefeito em 2020 e disse que não quer ver o deputado federal José Ricardo (PT) à frente da Prefeitura de Manaus.

“Acho que o Parlamento de modo geral vem desbotando”, avalia, se referindo a Manaus, o Amazonas e o Brasil, disparou o vereador, líder da oposição na Câmara. Ele legislou de 1996 até 2006 antes do mandato atual. Segundo ele, essa “piora” acontece devido a falta de fiscalização do povo e pelo fato de o poder seduzir os membros da casa legislativa.

A gente manda para cá (CMM) pessoas que nos representam, mas vejo que ao longo da caminhada as pessoas se distanciam daquilo que diziam na campanha. O poder seduz e muita gente se atrai por cargos e se distancia do que é verdadeiramente seu papel”, declarou na entrevista.

Ele também disse que fazer oposição na Câmara não é fácil e quer usar a caneta dele, “que já é bic”, como prefeito de Manaus. “Quando eu chegar no outro lado da Compensa a minha caneta, que já é bic (em referência ao presidente Jair Bolsonaro), vai mandar um projeto para cá (CMM) para gente limitar o gasto com propaganda e corrigir muita coisa que vejo de errado nessa cidade”.

Comeu abiu

O vereador resistiu, mas comeu abiu na pergunta em que deveria indicar três dos 40 vereadores (excluindo ele) que não estão preparados para exercer o cargo na Câmara. O subterfúgio foi que cabe aos eleitores tirar ou colocar um parlamentar na casa. Assim, o líder da oposição preferiu comer o abiu e não se comprometer com os colegas vereadores.

No segundo bloco da entrevista, Chico Preto também disse que não quer ver o José Ricardo como prefeito de Manaus. “Ele não tem autonomia e faz o que o PT manda”, justificou.

Desafiados

O governador Wilson Lima (PSC), o prefeito Arthur Neto (PSDB) e o deputado federal José Ricardo (PT) foram os escolhidos por Chico Preto a enfrentarem o desafio do ‘Fala ou Come Abiu?’. Ele também deixou perguntas bem ácidas a cada uma dessas figuras públicas. Agora, estão todos publicamente convidados a nos dar uma entrevista no programa.