Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Destaques

Operação Pedestal prende trio por desmanche ilegal de carros

Três sucatões foram alvos da operação e a polícia ainda procura por um integrante do bando, oferecendo recompensa para quem informar o paradeiro dele

Operação Pedestal prende trio por desmanche ilegal de carros

A operação Pedestal, deflagrada pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) na manhã desta segunda-feira, 17, em três empreendimentos comerciais, resultaram na prisão em flagrante de Barbosa Nascimento dos Santos, 43; Rogério Ramos de Holanda, 40, e Roseana Ramos de Holanda, 32, acusados de associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor e estelionato. A apresentação do trio aconteceu na sede da especializada, no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus.

A ação policial teve o objetivo de desarticular o desmanche ilegal de veículos com restrição jurídica, roubados ou furtados, bem como os alienados a instituições bancárias. Durante a operação Pedestal foram apreendidos nove carros, diversas peças de veículos desmontados e R$ 8,5 mil em espécie.

Conforme o titular da especializada, delegado Cícero Túlio, as ordens judiciais foram expedidas no último dia 6 de maio, pela juíza da 4ª Vara Criminal, Margareth Rose Cruz Hoagen. A polícia ainda procura por José Sampaio de Souza Júnior, o “Juninho”, que é considerado foragido e oferece R$ 1 mil para quem souber do paradeiro dele.

Foram alvos da operação os sucatões do Carlitos, do Junior e do Alex (Cidade Nova), nas zonas Centro-Sul e Norte de Manaus. “Todos eles tem ligações com o Sucatão do Carlito. Identificamos que veículos alienados estavam sendo objetos de desmanches por parte dessa organização criminosa”, adiantou o delegado.

Cícero Túlio ressaltou que durante as investigações foram identificadas que um imóvel de Juninho, localizado num condomínio de luxo no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, era utilizado para o desmanche de carros.

“É uma investigação que dura aproximadamente três meses. Conseguimos identificar a participação de várias pessoas e a ligação dessa quadrilha com outras organizações criminosas, responsáveis por outras práticas de delitos, como tráfico de drogas, roubos a veículos, assaltos a residências, são tentáculos que existem em diversos ramos criminosos”, explicou o delegado.

O delegado frisou que em 2018, Juninho conseguiu ficar foragido por quatro meses, após expedição do mandado de prisão preventiva pela 4ª Vara Criminal. “Após ele (Juninho) conseguir revogar a prisão ano passado, ele fez um grande churrasco ao lado da delegacia e passava a desdenhar da atuação da Polícia Civil e do Poder Judiciário, dizendo que ninguém poderia prendê-lo”, declarou.

A operação Pedestal foi realizada em conjunto com o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O trio preso nesta manhã foram autuados em flagrante por associação criminosa, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, estelionato e associação criminosa. Ao término dos procedimentos na sede da especializada, o grupo será levado para audiência de custódia.