Auxílio emergencial: como conferir se o CPF foi usado em uma fraude

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12 de julho de 2020
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Auxílio emergencial: como conferir se o CPF foi usado em uma fraude

Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br

Auxílio emergencial: como conferir se o CPF foi usado em uma fraude
Auxílio emergencial - Conta Digital da Caixa. Foto: Guilherme Dionizio/Folhapress

Os brasileiros que suspeitam de fraudes no pedido de auxílio emergencial com o uso dos seus dados podem consultar a página do benefício para verificar as informações.

Nessa página, o cidadão deve informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Segundo o tutorial para consultar a situação do benefício, há cinco respostas possíveis para o pedido de auxílio que podem ajudar a entender se há algo de errado com o cadastro.

Respostas possíveis indicadas no tutorial:

Benefício aprovado

Significa que o cidadão é elegível a receber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa não representa a data efetiva do pagamento do benefício.

O calendário de pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.

Benefício não aprovado

Significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial. Na mesma tela, o cidadão poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua inelegibilidade ao benefício.

Requerimento não encontrado

Caso o requerimento do cidadão ainda não tenha sido recebido pela Dataprev, é apresentada a mensagem “Requerimento não encontrado”.

Requerimento retido

A mensagem significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. Com isso, será realizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev.

Dados inconclusivos

Sistema identificar problemas nos dados do cidadão o sistema orienta:

realização de um novo requerimento no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família.

Observando essas respostas é possível saber se alguém usou os dados indevidamente.

Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União – CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.

 

Saiba mais: Cerca de 11 mi estão em análise para receber auxílio de R$ 600

 

 

(*) Com informações da Agência Brasil

Amazonas1 TV

Publicado por Amazonas1

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