BC determina que cotação do dólar seja do dia da compra no cartão

Denúncias, sugestão de matérias e outros assuntos

4 de julho de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

BC determina que cotação do dólar seja do dia da compra no cartão

Outra mudança exigida pelo Banco Cenral será que bancos também serão obrigados a detalhar o cálculo utilizado para a conversão da moeda estrangeira em real

BC determina que cotação do dólar seja do dia da compra no cartão

A partir de primeiro de maço passará a valer a nova regulamentação sobre cobranças de compras em moeda estrangeira pelo cartão de crédito. As novas medidas estabelecidas pelo Banco Central, obriga bancos a cobrar o dólar conforme a cotação do dia em que as compras forem realizadas. A regra já havia sido fixada em 2018, no entanto a maioria das instituições ainda cobrava o valor da data do fechamento da fatura, o que deixava consumidores à mercê das possíveis mudanças no valor da moeda. 

Além dessa regulamentação, outra mudança exigida pelo BC será que bancos também serão obrigados a detalhar o cálculo utilizado para a conversão da moeda estrangeira em real. A regra também vale para compras realizadas pela internet em sites de outros países.

Emissores de cartão de uso internacional deverão divulgar diariamente, até às 10h, em todos os canais de atendimento ao cliente a taxa de conversão do dólar nos Estados Unidos para reais utilizada no dia anterior. A fatura mensal do cartão deverá identificar gastos na moeda de duas maneiras, o valor dos gastos em dólares e o valor em reais.

Além disso, as novas regulamentações preveem que as instituições financeiras serão obrigadas a apresentarem o histórico das taxas de conversão de cada dia e compra em dados abertos.

Segundo a Caixa, a conversão da moeda no dia da compra é a modalidade mais escolhida entre os portadores de cartão de crédito da instituição, e a antecipação da mudança -que foi feita pelo banco em 2017- diminuiu os impactos sistêmicos e operacionais pelos quais as demais instituições passam no momento.

Amazonas1 TV

Publicado por Amazonas1

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias