Manaus, 23 de abril de 2024
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Economia

Sebrae atende a pequenos e microempresários on-line em 36 dias

O mercado amazonense é de aproximadamente 194 mil micros e pequenas empresas.

Sebrae atende a pequenos e microempresários on-line em 36 dias

Foto: Márcio Silva/ Portal Amazonas 1

Do dia 23 de março até o dia 30 de abril, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM) atendeu mais de 21 mil micros e pequenos empresários pelo sistema on-line.

A instituição está atendendo a demanda eletronicamente, depois que cancelou seu atendimento presencial, para proteger seus clientes e funcionários.

Home office

Atualmente, mais de 80 analistas trabalham em casa (home office) em diversas áreas como:

auxílio do governo para MEI;

auxílio do governo para informais;

inscrição municipal;

como obter crédito;

declaração do MEI;

orientação sobre crédito na Afeam;

orientação sobre o EAD Sebrae;

delivery (boas práticas);

gestões financeira e tributária;

marketing digital; entre outras áreas.

O mercado amazonense é de aproximadamente 194 mil micros e pequenas empresas, das quais mais de 50% operam com o Sebrae continuamente.

O atendimento é realizado através do site, pelo telefone 0800-570-0800 e  WhastsApp 98435-2660.

Orientação

Escola de Maquiagem Katy Anne. Foto: Divulgação

A empresária Katy Anne atua no mercado de serviços estéticos há 11 anos e estava se preparando para se tornar ME, mas com a pandemia vai ter que esperar um pouco, até alterar o sistema tributário da sua empresa.

Katy ministra aulas de serviços estéticos e teve a ajuda do Sebrae com cursos e ideias para manter a empresa ativa.

“O Sebrae é parceiro, ajuda muito nesse período de pandemia com palestras e cursos on-line. Deram orientação para renovar ideias para quando tudo isso passar nessa pandemia. Sebrae sempre nos apoiando”, comentou Katy.

Desafios

A empresária Larissa Guimar00ães atua no mercado de vendas e alimentação há mais de 2 anos, a pandemia fez com que os insumos duplicassem.

“Aumentaram os insumos, o óleo que antes podíamos comprar de R$ 3,75 agora passa a ser 5,50 em média. Algumas verduras, ovos, o queijo estão duas vezes mais caros”, disse Larissa.

As empresárias Larissa Guimarães e Katy Anne tiveram dificuldades em conseguir auxílio financeiro pelo governo federal e pelo Estado neste tempo de pandemia.

“Fiz o cadastro do auxílio emergencial e continua em análise, já fez um mês. Não tive ajuda do estado ou do município”, comentou Katy.

A microempresária Larissa afirma que o retorno da Afeam demorou mais de 30 dias e ainda está em pré-análise.

“Estou pedindo o apoio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o meu pedido ainda  está na pré-análise, mas até chegar nesse status, demorou menos 30 dias. Tive dúvidas em relação a documentos e outras coisas , não consegui respostas pelo WhatsApp da Afeam, então procurei pesquisar por meio do YouTube e pessoas que já obtiveram sua solicitação atendida pela Afeam em outros tempos para esclarecer minhas dúvidas”, comentou Larissa.

(*) Com informações do Sebrae