Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Eleições 2018

Eleições registram mais de 40 ocorrências em todo Amazonas

Eleições registram mais de 40 ocorrências em todo Amazonas

Uma prisão ocorreu por volta das 10h. (Foto: Divulgação)

Em balanço geral divulgado pela Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), em coletiva, no Tribunal Regional Eleitoral Do Amazonas (TRE-AM), as eleições deste ano, que ocorreram neste domingo, 07, apresentaram 42 detenções no Estado do Amazonas por crimes eleitorais, sendo 6 pessoas na capital, e 18 no interior.

Uma prisão ocorreu por volta das 10h. (Foto: Divulgação)

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fábio Pessoa, durante a manhã, um homem foi preso em flagrante com o valor de R$14.272, que estava sendo usado para compra de votos, o que se caracteriza como corrupção eleitoral. Conforme o Portal Amazonas1 apurou, o homem é funcionário do candidato a deputado estadual, Jander Tabosa (PV).

Pela tarde, houve a prisão em flagrante pelo mesmo crime de corrupção e compra de votos, o valor apreendido foi de R$850 e a ação ocorreu no bairro Japiim, zona sul de Manaus.

No interior, as detenções ocorreram em Itacoatiara, Tabatinga e Coari, pelos crimes de ‘boca de urna’, quebra de sigilo de voto (foto na cabine de votação), e transporte irregular de eleitores.   

Conforme o Coronel Anésio, secretário de Segurança Pública do Amazonas, os principais crimes também foram de distribuição de santinhos e propaganda eleitoral irregular. Ele afirmou que está havendo o patrulhamento ostensivo das polícias civil e militar. “Esta eleição está tranquila. Não tivemos nenhum incidente muito grave. As tropas da Polícia Militar e Polícia Civil fizeram patrulhamento ostensivo, principalmente nas zonas Norte e Leste. Todo o efetivo da polícia militar e civil ficará de prontidão até às 20h”, disse.

Sobre as Urnas Eletrônicas

Mediante alguns problemas que ocorreram com urnas eletrônicas no capital e no interior do Amazonas, o TRE registrou a substituição, até à tarde, de 31 máquinas no Estado, sendo que, 36 apresentaram problemas. Porém, o procurador do Ministério Público Eleitoral (MPE-AM), Rafael Rocha informou que os dados oficiais ainda serão atualizados e divulgados. “Mas o importante é que as urnas defeituosas foram substituídas, como qualquer aparelho é possível que apresente defeito, mas de maneira nenhuma comprometeu a confiabilidade e a lisura do processo eleitoral”, garantiu o procurador.

Em relação aos compartilhamentos de vídeos que ocorreram por meio das redes sociais, alegando falhas na computação de votos, o procurador assegurou que muitos vídeos se tratavam de fakes. “A população pode ficar tranquila, é importante não compartilhar esses vídeos com notícias falsas, checar os fatos antes de divulgar. São vídeos realmente editados e criados apenas com a intenção de criar alarmismo”, disse.