Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Eleições 2018

Wilson pede que Rotta exclua propaganda das redes sociais; TRE nega pedido

Wilson pede que Rotta exclua propaganda das redes sociais; TRE nega pedido

A coligação do candidato fez o pedido ao órgão eleitoral, mas não foi atendida. (Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) negou um pedido feito pelo jornalista e candidato ao governo do estado, Wilson Lima (PSC) para que fosse excluído das redes sociais uma publicação do secretário de Estado da Região Metropolitana e prefeito licenciado, Marcos Rotta. A informação foi publicada no início da noite de sexta-feira, 12, no Mural Eletrônico do órgão.

A coligação do candidato fez o pedido ao órgão eleitoral, mas não foi atendida. (Foto: Reprodução)

A representação argumentava que Rotta está difundindo a propaganda institucional em sua conta pessoal do Facebook para beneficiar a candidatura do candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT) e sua vice Rebecca Garcia (PP), o que não foi reconhecido pelo juiz Bartolomeu Ferreira de Azevedo Júnior, que negou o pedido.

De acordo com o entendimento do magistrado, “a matéria em debate já foi levada à apreciação do Pleno por diversas oportunidades, consolidando-se entendimento de que a vedação à veiculação de propaganda institucional não traduz restrições aos perfis pessoais dos servidores da administração”.

Em sua decisão o juiz enfatizou que a publicação não se caracteriza como ‘conduta vedada por lei’. “Não caracteriza conduta vedada a manifestação de opinião de agente público ou particular, que publica postagem como pessoa física em rede social, na qualidade de cidadão, sendo nítida a atipicidade da conduta” e por esse motivo indeferiu a liminar.

A representação pedia a remoção do conteúdo e aplicação de multa aos três representados. A Corte Eleitoral concedeu o prazo de cinco dias para que Amazonino, Rebecca e Marcos Rotta apresentem respostas sobre o conteúdo do pedido, se assim desejarem. O processo é 0602151-40.2018.6.04.0000.

Decisão