Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Eleições 2020

‘Democratizar a cidade para as mulheres é democratizar para todos’, defende Marklise Siqueira

Marklise Siqueira é única mulher, até o momento, a integrar uma chapa majoritária na disputa para a Prefeitura de Manaus que tem 52% do seu eleitorado do sexo feminino

‘Democratizar a cidade para as mulheres é democratizar para todos’, defende Marklise Siqueira

Foto: Márcio Silva - Portal Amazonas1

Ativista do movimento feminista, a socióloga Marklise Siqueira, que entra como vice na chapa do deputado federal José Ricardo (PT), nas eleições municipais pela Prefeitura de Manaus, afirmou que a sua escolha pelo PSOL representa um passo estratégico do partido para a conquista de espaços de poder, principalmente, para os movimentos sociais, minorias e de mulheres.

Leia mais: Marklise Siqueira do PSOL é a vice de José Ricardo em Manaus

Em 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado de Manaus é 74,3 mil maior que das eleições municipais de 2016 e, neste ano, as mulheres representam mais de 52% dos eleitores que vão escolher o próximo prefeito (ou prefeita) de Manaus.

É nesse número superior a 704,1 mil eleitoras que a socióloga Marklise Siqueira crê na identificação com a chapa montada com Zé Ricardo.

‘Vamos trazer as mulheres para o centro desse debate’

“Somos um eleitorado feminino muito grande em Manaus. Acredito que será uma oportunidade muito boa de dialogar com essas mulheres e trazer as pautas que as envolve, como saúde, maternidade, infância, educação. Muitas mulheres ficaram em situações de vulnerabilidade e deixaram de trabalhar. Dialogar com elas será um ponto muito forte desta chapa. Vamos trazer as mulheres para o centro desse debate. Porque democratizar a cidade para as mulheres é democratizar para todos”, afirmou Marklise Siqueira.

‘Ser vice é uma decisão estratégica’, afirma Marklise Siqueira

Eleitorado de Manaus apto a votar em 2020 dividido por faixa etária e sexo. Fonte: TSE

Leia mais: ‘Arthur Neto esqueceu de Manaus’, dispara Zé Ricardo em convenção do PT

‘Ser vice é uma decisão estratégica’

Para Marklise, disputar as eleições de 2020 como vice numa chapa com o PT, foi uma decisão estratégica do PSOL de modo”, a fazer uma melhor ocupação de espaços de poder”.

“Já estive pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PSOL. E, neste ano, fizemos um debate e compreendemos que um dos nomes mais fortes nesta disputa é o do Zé Ricardo e decidimos colaborar neste projeto. Decisão estratégica de ocupação para uma cidade melhor para todos e todas”, disse.

Quem é Marklize Siqueira

Formada em Serviço Social, com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas, a candidata já foi professora do Departamento de Serviço Social da Ufam e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Sua trajetória de engajamento social iniciou na Pastoral da Juventude. Aos 19 anos, trabalhou como cobradora de ônibus e sempre dividiu sua vida entre militância social e estudo. Já a trajetória política, é marcada pela defesa das pautas do feminismo, das mulheres afro-ameríndias, da diversidade religiosa, dos direitos humanos, da seguridade social, da educação pública, gratuita e socialmente referenciada.