Manaus, 17 de abril de 2024
×
Manaus, 17 de abril de 2024

Eleições 2020

No Amazonas, 281 candidatos vão às urnas domingo com pendências na Justiça Eleitoral

O número de candidatos foi levantado pelo Portal AM1 no sistema de estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

No Amazonas, 281 candidatos vão às urnas domingo com pendências na Justiça Eleitoral

No dia da eleição municipal, que acontece neste domingo (15), 281 candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito no Amazonas vão às urnas -sub judice- com alguma pendência judicial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número foi levantado pelo Portal AM1 no sistema de estatística do órgão.

Desse total, 207 candidatos tiveram o pedido de registro da candidatura indeferida pela Justiça, mas recorreram as instâncias superiores e constam como ‘indeferido com recurso’. Na lista, aparecem 191 vereadores, nove candidatos ao cargo de prefeito e sete a vice. Entre eles está Augusto Cézar ‘Pitbull’, o vice do candidato a prefeito de Manaus, Chico Preto (DC).

No caso de prefeituráveis no interior, Araildo Mendes ‘Careca’ (MDB) que concorre a reeleição em Santa Isabel figura a lista bem como um de seus adversários, José Ribamar ‘Beleza’ (PP). Também consta a candidata em Anori Sansuray Xavier (PSD) e Antônio Peixoto (PT), que tenta se reeleger em Itacoatiara.

Leia mais: Antônio Peixoto diz que segue na disputa à reeleição em Itacoatiara

Outros 52 candidatos estão com o status de “deferido com recurso”, ou seja, tiveram o pedido do registro de candidatura deferido pelo juiz eleitoral, mas houve recurso de alguma coligação, partido ou do Ministério Público Eleitoral (MPE) contestando a sentença. Ao todo, são 40 vereadores e 12 candidatos a prefeito.

Leia mais: TSE cassa Romeiro Mendonça da prefeitura de Presidente Figueiredo

Entre eles, Romeiro Mendonça (PP) candidato a reeleição em Presidente Figueiredo; os irmãos David e Saul Bermeguy (MDB) que também tentam se manter nas prefeituras de Benjamin Constant e Tabatinga, respectivamente.

Leia mais: Prefeitos já usam diploma do TCE para promover campanha de reeleição

Beto D’Ângelo (Republicanos) em Manacapuru é mais um prefeito que disputa o pleito deste domingo sob o risco de ser impedido de assumir caso reeleito.

Leia mais: Justiça Eleitoral proíbe Beto D’Angelo de doar produtos agrícolas a famílias carentes

O levantamento mostrou, ainda, que 22 candidatos no Amazonas estão pendente de julgamento pela Justiça Eleitoral. Nesse caso, são 18 vereadores, dois prefeitos e dois vices. Nomes conhecidos como o do prefeito Adail Filho (PP) e seu vice, Keitton Pinheiro (PSD), que tentam manter a influência política da família em Coari, constam nesta lista.

Leia mais: Sob mira da Justiça, Adail Filho escala primo como vice e lança reeleição em Coari

Segundo o TRE, nessas três situações em que ainda há pendências judiciais, os candidatos estão ‘aptos’ e terão o nome na urna. Apenas os votos de candidatos indeferidos não serão contabilizados como válidos, sendo alterado, em caso de decisão favorável do recurso.

No Amazonas, 10.4 mil candidatos lançaram seus nomes nas eleições de 2020. Desse total, 9.7 mil tiveram o requerimento de candidatura aprovado pela Justiça Eleitoral, além dos 281 que aguardam alguma decisão judicial. Outros 242 foram indeferidos e 140 renunciaram.