MENU
logo-amazonasum

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Embaixada dos EUA no Brasil não recomenda viagens a Manaus

Agência consular dos EUA na capital chegou a suspender atendimento até sexta-feira (11); Manaus sofreu ataques de facção no domingo (6)
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 08 de junho de 2021 – 20:44
Manaus
Ônibus foram atacados e queimados por facção criminosa. Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – Diante da violência em Manaus, com duas noites de ataques incendiários, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu alerta orientando cidadãos americanos a evitar viagens não-essenciais na capital no Amazonas até que as condições de segurança melhorem.

“Cidadãos americanos devem evitar viagens não-essenciais dentro de Manaus até que as condições de segurança melhorem, especialmente viagens em transporte público. Grupos criminosos organizados na cidade alvejaram violentamente delegacias de polícia, ônibus e outras áreas públicas”, diz o comunicado publicado nesta terça (8) em uma rede social.

Em uma outra mensagem, a diplomacia americana diz que a agência consular dos EUA em Manaus suspendeu atendimento ao público até sexta-feira (11).

Leia mais: Wilson Lima confirma envio de tropas da Força Nacional após onda de ataques no AM

A orientação dada aos cidadãos americanos por seu governo é de que continuem a monitorar a imprensa local e o site e as redes sociais da embaixada dos EUA para mais informações.

Os ataques incendiários em Manaus seriam uma reação de uma facção criminosa ao assassinato de um líder do tráfico de drogas pela Polícia Militar.

Ataques em Manaus

Entre domingo (6) e segunda-feira (7), a polícia prendeu 31 suspeitos de envolvimento em depredações e incêndios de ônibus, carros, prédios públicos, agências bancárias e viaturas policiais.

Serviços públicos foram suspensos por medida de segurança, escolas públicas e particulares não abriram, e a frota de ônibus do transporte coletivo circulou apenas parcialmente.

O governo federal autorizou o apoio da Força Nacional de Segurança para conter a onda de violência na cidade. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Segundo o ministro, o planejamento da atuação da Força Nacional é realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Na manhã desta terça, o Ministério da Justiça informou que o efetivo da Força Nacional permanecerá no Amazonas por 30 dias, podendo haver prorrogação. Os agentes de segurança atuarão no reforço do policiamento.

(*) Com informações da Folhapress.

Manaus

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap