Confira 10 efeitos que o café pode causar no seu corpo

US - R$ 4,18

×

Confira 10 efeitos que o café pode causar no seu corpo

A bebida afeta diretamente algumas funções do corpo humano.

Foto: Ilustrativa

Certamente, o café é uma das bebidas mais amadas do Brasil. Além de extremamente saboroso, ele ajuda as pessoas a ficarem mais dispostas e acordadas. Isso por que a adenosina é uma substância que leva o ser humano a querer dormir. O consumo do café faz a mente se confundir em relação a essa substância, levando a pessoa a ficar ativa por mais tempo.

Só existe um problema nisso, em algum momento a adenosina vai se destacar, e a pessoa terá que tomar cada vez mais café para atender a quantidade de receptores que se multiplica. Mas se você acha que essa é a unica consequência do café no seu corpo, está redondamente enganado.

A bebida afeta diretamente outras funções do corpo humano. Algumas pesquisas apontam que várias outras funções do metabolismo e do sistema nervoso são modificadas pela cafeína. Quer descobrir quais são elas?

Confira 10 efeitos que o café pode causar no seu corpo

1 – Humor

Primeiramente, o café permite que a dopamina e a glutamina, estimulantes naturais produzidos pelo cérebro, circulem livremente. Consequentemente o indivíduo fica mais alerta, menos entediado e com impulsos de humor. Ou seja, o café pode te proporcionar bom humor.

Acontece que nem tudo são flores. Ao ingerir café o corpo libera adrenalina, pois entende que o corpo está em “estado de alerta”. Logo, a pessoa pode correr e lutar, mas também tende a se irritar, ficar ansiosa e mais emocionalmente carregada com mais facilidade. Ou seja, tudo depende da quantidade que você toma.

2 – Memória

Um estudo aponta que ingerir café auxilia na memória, ajudando a lembrar-se de coisas exatas e diretas, como números de telefone e nomes. Além disso, o estudo também aponta que esse fato bom é mais notável em pessoas extrovertidas do que introvertidas. Só existe um porém: o estudo só usou pessoas que não estão acostumadas a beber café.

3 – Focar

Pessoas que consomem cafeína têm mais facilidade para focar em alguma tarefa, Apesar disso, tome cuidado: consumir muito da substância pode causar o efeito contrário.

4 – Efeito placebo

Se você consome muito café, os efeitos que ele tem no corpo da maiorias das pessoas pode não funcionar em você. Isso por que você se torna um viciado na substância. Ou seja, os efeitos positivos que notar consumindo o produto, podem não passar de um efeito placebo.

5 – Diminui o apetite

Alguns estudos (não todos) apontam que ao consumir um pouco de café a fome passe por alguns instantes, mas não será o suficiente para matá-la. Pesquisas estão sendo feitas em animais, mas nada de relevante foi encontrado ainda.

6 – Ação de remédios

Pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg provaram em 2007 que algumas drogas têm o efeito potencializado pela cafeína. Consequentemente terão efeito mais rápido e mais eficazes. Exemplos são os analgésicos paracetamol e ácido acetilsalicílico.

7 – Práticas esportivas

Estudos apontam que o consumo da bebida podem auxiliar nas práticas esportivas. Ou seja, ao tomar uma quantidade boa, você sentirá mais energia para colocar o corpo para trabalhar.

8 – Tempo no corpo

A cafeína permanece no nosso sistema por até cinco ou seis horas após a ingestão. Por isso mesmo é bom não tomar o liquido da tarde para a noite, alias, você irpa querer dormir.

9 – Estômago

A ingestão exagerada de café pode causar muitas dores de estômago e azia, principalmente se ingerido em jejum. Então cuidado com o consumo exagerado.

10 – Droga psicoativa

A cafeína é a droga psicoativa mais utilizada globalmente. Para o neurocientista de Harvard Charles Czeisler ela e a luz elétrica possibilitaram que os humanos vivessem “além do ciclo do Sol”, ou seja, também tivessem atividades durante a noite.

 

 

 

*Informações retiradas do GalileuGalilei

Faça um comentário